Volkswagem pronta para a Copa do Mundo

Roberto Assunção

Virou tradição as marcas lançarem séries especiais em anos de Copa do Mundo. A Volkswagen foi pioneira com o Gol Copa, em 1982 – nomenclatura também usada nos anos 1994 e 2006. A partir de 2010, a marca adotou Seleção Brasileira e, agora, a edição foi estendida também ao Voyage e ao Fox. O visual traz diferenças em relação às versões “normais”, entre elas, o escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos para-lamas dianteiros, capa dos retrovisores, aerofólio e grade em preto brilhante, faróis com máscara negra, adesivo no vidro traseiro, badge de alumínio em verde e amarelo na tampa do porta-malas e faixa lateral, que  exclusivamente no Gol traz o número 10. “Escolhemos por causa da camisa 10 do Pelé e do Neymar, dois dos embaixadores da marca. Também fizemos referência aos carros de corrida”, comenta Luiz Alberto Veiga, diretor de design da VW para a América Latina. Todos os modelos são oferecidos com motor 1.0 ou 1.6 e câmbio manual e automatizado I-Motion, ambos de cinco marchas.

O interior também faz alusão ao futebol e os bancos ganharam tecido tridimensional com elementos sextavados, que remetem às bolas de capotão, e faixa azul nos encostos junto de logotipo gravado. Os modelos também têm pedaleiras de alumínio, portaobjeto com distintivo da CBF, interior escurecido com acabamentos em cinza, carpete com detalhes em azul. “O Gol é o nosso carro de imagem”, comenta Veiga. Por isso, as versões 1.6 do Gol podem receber opcionalmente o pacote Brasil (modelo das fotos) por R$ 2.215. Nesse caso, a carroceria ganha o tom amarelo solaris, rodas aro 15” com pneus 195/55, faróis e lanternas de neblina. Por dentro, saídas de ar e base da alavanca de câmbio em amarelo e bancos com revestimento em preto e inserto em amarelo.

A lista de equipamentos é praticamente a mesma para os três carros. Gol, Voyage e Fox, entre os itens de série, trazem duplo airbag frontal, freios com ABS e EBD, sistema de alerta de colisão traseira (ESS), direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, alarme com controle remoto, I-System com função ECO Comfort, que ensina a dirigir da maneira mais econômica por meio de avisos, rádio CD/MP3 com entrada USB, Bluetooth e interface com iPod e rodas de 14” – o conjunto de aro 15” é opcional nos 1.6. Além disso, os três modelos da série Seleção trazem como opcionais ar-condicionado, aquecimento e volante multifuncional (de série no pacote Brasil). Já o Fox recebe opcionalmente o banco traseiro bipartido e corrediço e a coluna de direção com regulagem de altura e de profundidade. Veja abaixo os preços das nove versões.

COMPARTILHAR
Notícia anteriorQuero ser rei
Próxima notíciaSociedade do espetáculo