A Volkswagen ainda celebra os seus 70 anos no Brasil. Isso seja pelos nove lançamentos ao longo do ano, o pé no acelerador com modelos elétricos como o ID.4 e o ID.Buzz ou pela campanha com a Elis e Maria Rita – que registrou 3,3 milhões de visualizações em seus canal no YouTube e chegou a causar polêmica nas redes sociais.

Campanha da Volkswagen – Crédito: Divulgação

O sucesso da Volkswagen nesses 70 anos reúne uma história sólida e um olhar estratégico para o futuro, nos consolidando como uma ‘Love Brand’, presente nos corações e nas garagens dos brasileiros. É como eu sempre digo: todo brasileiro tem uma história com a Volkswagen”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Família VW – Crédito: Divulgação

‘Certidão de nascimento’: Volkswagen lança certificado para veículos clássicos no Brasil; saiba detalhes
Carro usado: Volkswagen Polo 2020 é melhor que zero-quilômetro

Mercado

Em relação ao mercado, a VW é a marca que mais cresceu no país e apresentou 70.841 emplacamentos a mais ante o mesmo período do ano passado, com 315.051 unidades vendidas no acumulado de 2023 – alta de 29%.

Novo Polo – Crédito: Divulgação

A Volks lidera entre os carros de passeio e hatches com o substituto do Gol, o novo Polo. Atualmente são quase 100 mil unidades comercializadas ao longo do ano.

T-Cross – Crédito: Divulgação

Quando o papo é SUV, o T-Cross é o modelo mais vendido, com mais de 66 mil unidades emplacadas. Se contar a família completa, com T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, são 130 mil unidades.

Mesmo assim, ela está na segunda colocação em market share, com 15,5%, atrás da Fiat (22%), segundo dados da Fenabrave.

Elétricos

Outro ponto que marcou o ano da Volkswagen foi a chegada dos elétricos ID.4 e ID.Buzz – sim, é verdade, ainda por assinatura. No entanto, a marca promete que vai competir com os chineses, da GWM e BYD, para citar.

“Escolhemos produtos que fazem mais sentido para o nosso público e adaptamos a estratégia”, destaca Possobom.

ID.Buzz – Crédito: Divulgação

Futuro

Pensando em 2024, a Volkswagen espera crescer de 5% a 10% no Brasil e promete um anúncio de novos investimentos em breve.

Vale lembrar que há um investimento de R$ 7 bilhões até 2026 em curso na América Latina pela VW. Dos 15 lançamentos prometidos, principalmente flex e elétricos, até 2025, onze já foram revelados.