19/09/2022 - 11:01
Nesta segunda-feira (19), a Volkswagen apresentou o novo Polo 2023 para o mercado brasileiro, que adotou um novo visual. Agora, são quatro versões: MPI, TSI, Comfortline e Highline. Além disso, a linha ganhará a versão Track (abaixo da MPI) e GTS (acima da Highline) no ano que vem.
As mudanças começam pela grade frontal, mais fina que a do antecessor, que ganhou o novo logotipo da VW e um elemento de cromo abaixo da parte de cima, que chega até os faróis em LED (desde as versões mais básicas).
Na traseira, há também uma nova assinatura para as lanternas, o nome “Polo” centralizado na tampa do porta-malas (seguindo o padrão de outros modelos da marca, como Nivus, T‑Cross e Taos) e para-choque com refletores.
O hatch será oferecido nas cores: Vermelho Sunset – cor de lançamento que apareceu pela primeira vez no Nivus, e é ofertada também no T‑Cross –, as sólidas Branco Cristal e Preto Ninja e as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius.
Por dentro, o Polo adotou um novo padrão que, agora, tem as laterais de portas revestidas em tecido. Os bancos frontais contam com um formato inteiriço.
O painel de instrumentos é digital de 8 e 10,25 polegadas.
Uma exclusividade do lançamento do hatch compacto é o Kit Black. Trata-se de uma seleção de itens com acabamento especial, como rodas de liga leve, spoiler traseiro, cobertura do espelho retrovisor, tudo pintado na cor preto brilhante.
Também estão no pacote cobertura dos parafusos da roda, capa para chave, tapetes de borracha para o assoalho, tapete de borracha para o porta-malas e soleiras.
+ Volkswagen vai incentivar o abastecimento com etanol; entenda
+ Avaliação: Volkswagen ID.5 é o melhor elétrico da marca
+ Volkswagen Nivus chega à marca de 100 mil unidades produzidas
+ Volkswagen Gol: veja curiosidades do hatch que vai sair de linha
+ Volkswagen ID.4 em testes: elétrico viaja de SP ao RJ com uma carga
Itens de segurança
Em relação aos itens de conforto e segurança, o lançamento agrega quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais –, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), Controle de Tração, Hill Hold Control, Sistema de frenagem automática pós-colisão e Sistema isofix.
Motorização
O novo Polo possui dois tipos de motorização, MPI e TSI, e duas opções de câmbio, manual de cinco marchas e automático de seis.
A versão de entrada do compacto traz o 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
Em seguida está o TSI de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco velocidades – pela primeira vez o Polo traz a combinação do motor TSI com a transmissão manual.
Nas versões Comfortline e Highline, o propulsor TSI é acompanhado do câmbio automático de seis marchas.
Vale destacar que não existe mais o 200 TSI. Agora só há a opção 170 TSI, que era empregado no Up, por exemplo.
Veja abaixo as versões e preços:
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ SUVs lideram ranking de carros novos mais buscados online
+ Nissan lança Kicks 2023 com mais equipamentos; veja o que mudou
+ Suzuki Haojue apresenta a DK160 no Brasil, que parte de R$ 15.794
+ IPVA SP para PCD: será possível utilizar laudos anteriores para isenção
+ Segredo: o novo Renault Duster e seu irmão maior, Bigster
+ Teste rápido: Andamos no Fiat Fastback; leia as nossas primeiras impressões
+ Ram Classic chega ao Brasil em duas versões e parte de R$ 349.990
+ Auxílio Caminhoneiro: será possível receber primeiras parcelas; veja como
+ Licenciamento em SP: pagamento para placas 5 e 6 vence em setembro
+ BMW Motorrad promete ofertas de financiamento; veja os modelos