A Volkswagen lançou a próxima geração do sistema de propulsão APP550 para a sua gama de elétricos, denominada de família ID. A sua produção ocorrerá na fábrica da companhia em Kassel, na Alemanha, enquanto chegada ao mercado está prevista para o quarto trimestre de 2023.

O fabricante afirma que os veículos serão beneficiados em termos de potência e autonomia. Os primeiros veículos com a nova geração de trem de força terão uma versão de 210 kW (286 cv), a partir do final do ano.

A base para o design do novo sistema de propulsão continua sendo a arquitetura modular elétrica (MEB), plataforma da Volkswagen especificamente desenvolvida para modelos elétricos.

“Como o espaço disponível não mudou, tivemos que desenvolver um novo trem de força que atinge significativas melhorias de performance e eficiência apesar de estar sujeito às mesmas restrições. Foi um grande desafio para a equipe do Desenvolvimento Técnico e Componentes do Grupo. O resultado mostra que conseguimos diminuir o uso de matérias primas e, ao mesmo tempo, obter um considerável aumento na eficiência do veículo”, explica Karsten Bennewitz, Head de Powertrain e Sistemas de Energia em Desenvolvimento, em nota divulgada à imprensa.

+ Volkswagen ID.4: 1º elétrico da marca vai (finalmente) estrear no Brasil
+ Novo Golf elétrico? Volkswagen revela o conceito ID.2all
+ Avaliação: VW ID. Buzz é a reencarnação elétrica da Kombi
+ Teste rápido: como é dirigir o Volkswagen ID.3
+ Avaliação: ao volante do Volkswagen ID.4, o Taos do futuro

Mais potência e torque

Novo trem de força da VW – Foto: Divulgação

O novo trem de força, como mencionado, vai gerar 286 cv e torque máximo de 550 Nm (56,0 kgfm), dependendo da relação de engrenagens do veículo.

“O novo trem de força elétrico APP550 alcança alto torque graças a um estator aperfeiçoado com maior número efetivo de espirais e fios com maior seção transversal. Por sua parte, o rotor é equipado com imãs permanentes mais fortes, com maior capacidade de carga. O sistema também foi reforçado para suportar o considerável aumento do torque gerado”, diz a VW.

Gerenciamento térmico otimizado com arrefecimento inteligente

Para aumentar a eficiência da propulsão elétrica, a Volkswagen explica que otimizou diversos componentes do trem de força, o que inclui o sistema de gerenciamento térmico.

Dessa maneira, o novo propulsor tem um sistema de arrefecimento sem bomba elétrica – que economiza energia. Este sistema consegue resfriar por meio das engrenagens da caixa de redução e componente especialmente configurados para fornecimento e distribuição do óleo.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Teste em pista: Porsche 911 GT3 x Mercedes-AMG GT Black Series x Lamborghini Huracán STO
+ Veja quais são os hatches 0km mais vendidos no Brasil em 2023
+ GWM entrega os primeiros Haval H6 a compradores no Brasil
+ Ram bate recorde de vendas no Brasil durante o mês de março
+ Avaliação: Volkswagen Virtus 2023 tem missão dupla
+ CNH: grupo de motoristas tem até abril para renovar
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe