26/03/2022 - 16:00
Com a geração de software 3.0 disponibilizada pela Volkswagen, os automóveis elétricos da família ID. acrescentaram novos recursos de direção, além de otimizar a capacidade de carga dos modelos.
Os proprietários dos novos carros ID. (que chegarão em breve no Brasil) contarão com o novo software imediatamente. Para os proprietários de carros já entregues, a Volkswagen planeja oferecer otimizações do Software 3.0 gratuitamente através de uma atualização OTA ainda no primeiro semestre de 2022.
+ Elétrico Volkswagen ID.4 Pro assegura autonomia de 450 km nos EUA
+ Volkswagen reformula carros para atender regras de emissão no Brasil; veja como ficou cada modelo
+ Conheça a primeira Kombi elétrica da Volkswagen, de 1972
+ Volkswagen dobra venda de veículos elétricos; ID.4 é destaque
+ Volkswagen lidera as vendas de SUVs compactos no Brasil e Argentina
Conheça abaixo as funções do novo software
Sistemas inteligentes de assistência ao motorista
O sistema opcional “Travel Assist com Dados de Enxame” mantém o veículo automaticamente no centro da faixa. Ele se adapta ao estilo de direção do motorista e pode conduzir mais à esquerda ou à direita da faixa, em vez de exatamente no meio. Ele também pode manter a distância até o veículo à frente e manter o limite de velocidade programado.
O sistema possui controle preditivo de velocidade de cruzeiro e assistência nas curvas. A velocidade do veículo pode ser adaptada aos limites de velocidade locais e às condições da via.
Park Assist Plus
O assistente inteligente “Park Assist Plus” pode procurar uma vaga de estacionamento após ter sido ativado no menu de estacionamento e fazer as manobras de estacionamento apropriadas. Se desejado, o assistente pode estacionar de forma autônoma com a ajuda de sensores de ambiente e assumir o controle total do carro, incluindo a direção, aceleração, frenagem e trocas de marchas.
Novas projeções com realidade aumentada
O “head-up display com realidade aumentada” opcional, que projeta informações importantes diretamente no campo de visão no para-brisa, foi expandido para incluir agora displays adicionais na zona de longa distância.
Além de mostrar o assistente de troca de faixas opcional “Travel Assist”, ele também mostra novos símbolos, como rotatórias e informações sobre a distância até o destino. As setas direcionais agora aparecem muito mais integradas ao ambiente circundante, diz a VW.
Carregando a bateria de forma mais eficiente
Os modelos ID. com bateria de 77 kWh poderão carregar um máximo de 135 kW, em lugar de 125 kW, numa estação de carga de corrente contínua com potência suficiente. Melhoramentos no gerenciamento térmico da bateria tornaram a condução mais eficiente e podem aumentar a autonomia, especialmente com tempo frio.
Os clientes que quiserem conservar mais suas baterias podem ativar o novo modo Battery Care. Ele limita o nível de carga (SOC – State of Charge) a 80%.
Planejador inteligente de rota elétrica
Segundo a Volks, o menu de carga, que agora aparece na primeira tela do grande display de toque dos modelos ID., está estruturado de uma forma mais clara. Para longas distâncias, o calculador de rota online do sistema de navegação cria uma rota inteligente com múltiplas paradas.
As paradas para recarga são avaliadas dinamicamente e são baseadas na potência das estações de carga. O resultado é que o planejamento da rota pode sugerir dois carregamentos curtos com alta potência em vez de um único processo de carga com baixa potência.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ F1 2022: a temporada começou; veja onde assistir
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Avaliação: Toyota Yaris Sedan e a questão da racionalidade
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Preço da gasolina aumenta 8,7% e litro chega a custar até R$ 8,399
+ Hyundai convoca recall do Creta 2022 por desempenho no motor
+ A Mobylette está de volta, agora elétrica
+ IPVA 2022: 2ª parcela vence nesta quinta (17) para grupo de veículos
+ Vídeo: cilindro de gás (GNV) explode enquanto carro é abastecido
+ Jeep lançará Compass híbrido em abril no Brasil; veja a avaliação