Volkswagen e CBMM iniciam o desenvolvimento de baterias automotivas com nióbio

0
2
Foto: Divulgação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a CBMM, empresa especializada na produção e comercialização de produtos de nióbio, fecharam uma parceria para o desenvolvimento e aplicação de baterias de recarga ultrarrápida com nióbio em veículos elétricos concebidos pela montadora.

“Há três anos acumulamos experiência na eletrificação e agora aplicaremos essa expertise para viabilizar uma nova tecnologia em baterias. Nosso centro de desenvolvimento de e-Mobility em Resende usará nossa patenteada arquitetura modular para veículos elétricos para expandir a plataforma”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em nota divulgada.


+ Volkswagen T-Cross 2022 estreia novidades pontuais
+ Volkswagen deixará de fazer famosas salsichas alemãs

A tecnologia permitirá uma operação de carregamento ultrarrápido, em menos de 10 minutos, maior durabilidade, vida útil e segurança, segundo as empresas.

Para realizar a aplicação das baterias, a Volkswagen Caminhões e Ônibus vai desenvolver os controles da operação da bateria com Nióbio no veículo. “Existem modais de transporte de passageiros, como o ônibus, que necessitam de carregamento rápido e essa nova tecnologia tem grande potencial para atender a essas demandas de uma forma eficiente”, diz Cortes.

A montadora também vai desenvolver e fabricar os veículos 100% elétricos que serão utilizados nesse projeto. Durante a fase de testes, a VWCO vai monitorar e adquirir os dados em tempo real, conduzindo os estudos da aplicação dos veículos.