A Volkswagen e a parceira chinesa SAIC fecharão a fábrica conjunta na cidade chinesa de Nanquim, informou o jornal alemão Handelsblatt, à medida que a montadora alemã perde participação de mercado no maior mercado de automóveis do mundo.

A produção já foi interrompida e o fechamento ocorrerá gradualmente no segundo semestre do ano, disse a reportagem, citando várias pessoas familiarizadas com o processo.

+ Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg pode adotar semana de 4 dias; entenda
+ Perdeu o ID? Por que a Volkswagen mudará o nome dos seus carros elétricos

“Podemos confirmar que a fábrica da SVW em Nanquim encerrou a produção”, disse um porta-voz da Volkswagen em um comunicado, acrescentando que “muitas unidades da SAIC VOLKSWAGEN estão sendo convertidas ou já foram convertidas para a produção de veículos elétricos”.

A Reuters informou em setembro que a montadora alemã estava planejando interromper a produção em sua fábrica de Nanquim, citando uma pessoa com conhecimento direto do assunto.

A montadora transferiria gradualmente a produção de seus carros da família Passat da fábrica de Nanquim para uma fábrica próxima na mesma província oriental de Jiangsu, disse a pessoa na época.

A Volkswagen, há muito tempo a montadora mais vendida na China, está sofrendo com um declínio em sua participação de mercado no país e está trabalhando com a SAIC e outros parceiros, como a Xpeng, para trazer novos modelos ao mercado que ela espera que sejam mais competitivos.