A Volkswagen do Brasil e o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP) vão realizar uma parceria para desenvolver três projetos nas áreas de semicondutores, software e motores flex.

Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr, reitor da Universidade de São Paulo, e Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do InovaUSP, assinaram o documento na última terça-feira (22).

Foto: Divulgação

O que vai envolver a parceria?

De acordo com a Volkswagen, a parceria abrange principalmente a troca de conhecimentos centrado na fabricação de semicondutores, sua cadeia de produção e detalhes técnicos que envolvem sua composição.

“Desta forma, a equipe da VW consegue se aprofundar e adquirir amplo conhecimento neste tipo de componente, em um momento no qual o setor enfrenta escassez do mesmo”, disse em nota divulgada.

Outra frente do memorando de entendimento prevê aprofundar o conhecimento de hardware e software para aplicações automotivas diversas.

O terceiro projeto é o desenvolvimento de soluções envolvendo motores de injeção direta, com objetivo de estudar o potencial de redução no consumo e emissão de CO2 via combustão orientada para as características do etanol.

“Estarmos próximos ao InovaUSP permite à Volkswagen prosperar no campo do conhecimento, obter o entendimento de frentes que são estratégicas para a empresa, capacitar nossos colaboradores e trocar experiências com o mundo acadêmico a fim de que novos insumos e pesquisas também sejam desenvolvidos em prol do desenvolvimento da indústria automotiva”, destaca Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Preço da gasolina aumenta 8,7% e litro chega a custar até R$ 8,399
+ Honda X-ADV 2022: nova scooter chega mais potente e com novo visual
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Estado oferece mais 25 mil habilitações gratuitas em 2022
+ Avaliação: Fiat Toro Ultra é Compass diesel em forma de picape com “porta-malas”; vale a pena?
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Segunda parcela do IPVA SP 2022 vence para veículos com placa final 8
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Comparativo: Renault Kwid Outsider x Fiat Mobi Way
+ Abarth chega ao Brasil como marca; Pulse será o primeiro modelo comercializado