Uma cara mudança de rumo na subsidiária Porsche causou um grande impacto na Volkswagen no terceiro trimestre, resultando em um prejuízo operacional de 1,3 bilhão de euros e acumulando bilhões a mais em custos, além da pressão das tarifas dos EUA.

A VW registrou 4,7 bilhões de euros em despesas devido à reversão da estratégia da Porsche em relação aos veículos elétricos anunciada em setembro, enquanto as tarifas de importação dos EUA e a consequente queda nas vendas devem custar à maior montadora da Europa até 5 bilhões de euros este ano, informou a empresa nesta quinta-feira.

A tarifa exerce ainda mais pressão sobre o chefe da Volkswagen, Oliver Blume, que deixará o cargo de CEO da divisão Porsche no início do próximo ano, depois de ter alertado no mês passado para um impacto de vários bilhões de euros. O ex-chefe da McLaren, Michael Leiters, assumirá o comando da Porsche.

Presidente-executivo da Volkswagen, Oliver Blume – Crédito: Divulgação/VW

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Os custos das tarifas para a Volkswagen

O chefe financeiro da Volks, Arno Antlitz, disse que pelo menos 4 bilhões de euros dos custos tarifários eram diretos, e o restante estava ligado à perda de margens devido às contramedidas.

A empresa vê uma certa margem de manobra para conter os custos adicionais, por exemplo, apertando o cinto ou transferindo mais produção para os EUA, com uma decisão sobre a instalação de uma fábrica na região para a subsidiária Audi prevista para o final do ano.

Porsche Panamera 4S E-Hybrid – Foto: Divulgação/Porsche