Volkswagen Gol ultrapassa marca de 8 milhões de unidades produzidas

Confira algumas curiosidades do modelo lançado em 1980 e que é atualmente o mais vendido da marca no mercado brasileiro

0
1479
Divulgação

O Volkswagen Gol atingiu nesta quarta-feira (5) a marca de 8 milhões de unidades produzidas. A marca histórica foi representada por uma unidade da versão Track, na cor branca, produzida na planta industrial de Taubaté (SP). Lançado em 1980, modelo teve 6,6 milhões de unidades vendidas no mercado interno e 1,4 milhões exportadas para mais de 60 países. Confira abaixo algumas curiosidades do modelo:

Um Volkswagen Gol por minuto

Esse é ritmo de produção do modelo, que é montado na unidade industrial de Taubaté (SP) e também em São Bernardo do Campo (SP), onde o Gol divide a linha de produção com a Saveiro. De Taubaté — de onde também saem os modelos Voyage e Up —, saíram 4,9 milhões de unidades do modelo. Já São Bernardo produziu 3,1 milhões de carros.


O carro mais popular do País

O hatch compacto é o carro mais produzido da indústria automotiva nacional. De acordo com a Fenabrave, o Gol, sozinho, é responsável por 13% de toda a produção brasileira de automóveis.

Adaptações

O Gol passou por algumas modificações para ser vendido no exterior. Na Rússia, onde foi vendido entre 2004 e 2005, o hatch recebeu um sistema de pré-aquecimento, além de novas velas e pistões grafitados no motor. Medidas necessárias para lidar com temperaturas que chegam a -40° C no inverno. Já nos carros enviados para o Oriente Médio e Norte da África, foi necessária a instalação de um novo radiador, além de peças e pneus especiais para altas temperaturas.

Frota nacional

De acordo com a Oica, organização internacional que reúne os fabricantes de automóveis, os 8 milhões de Gol produzidos correspondem ao total de veículos em circulação em países como Holanda e Tailândia.

Enfileirados

Se todos os Gol produzidos pudessem ser enfileirados, eles dariam uma volta ao mundo ou o contorno de todo o território nacional.