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O Volkswagen Golf feito em São José dos Pinhais (PR) foi o primeiro carro brasileiro a atingir a pontuação máxima de cinco estrelas dentro do novo protocolo de crash test do Latin NCAP, que desde o ano passado passou a exigir a aprovação nos testes de impacto lateral e a exigir o controle eletrônico e estabilidade como item de série em todas as versões para a concessão das cinco estrelas. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (15).

Durante os testes, a estrutura do hatch da Volkswagen foi considerada estável, com os airbags fornecendo boa proteção aos ocupantes nos impactos frontal e lateral. No teste de impacto lateral de poste, as bolsas infláveis lateral e de cortina garantiram a boa proteção para a cabeça e a pélvis, proteção marginal ao peito e proteção adequada ao abdome. Na proteção infantil, os assentos recomendados pelo fabricante foram aprovados, assim como a existência da fixação Isofix e dos cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes.

O Golf nacional manteve a pontuação obtida em 2014 (ou seja, ainda com as regras menos rígidas) pelo Golf mexicano. Ainda segundo o Latin NCAP, o hatch médio foi também o primeiro a ganhar o prêmio “Latin NCAP Advanced Awards”, devido à presença em sua lista de equipamentos opcionais de itens como o sistema de frenagem automática de emergência.

Esta bateria de testes avaliou também o espanhol Seat Ateca, indisponível no mercado brasileiro mas comercializado em outros mercados latinos. O crossover também obteve a pontuação máxima de cinco estrelas para adultos e crianças.

Confira abaixo o vídeo do crash test do Volkswagen Golf: