Depois de testes e exibições, a Volkswagen finalmente confirmou (durante as suas comemorações de 70 anos no Brasil) que vai lançar o seu primeiro elétrico por aqui. E ele será o ID.4 (veja a avaliação aqui).

O SUV vai desembarcar durante o segundo semestre de 2023. Ele faz parte da ofensiva da VW até 2025.

O porte do Volkswagen ID.4 não é muito superior ao do Taos (leia comparativo dele com os rivais)– são 4,58 metros de comprimento do elétrico europeu, contra 4,47 m do modelo a combustão.

“O ID.4 introduz na Volkswagen do Brasil uma tecnologia de altíssima eficiência energética e que tem forte potencial para a descarbonização. Ele é parte da ofensiva de 15 modelos elétricos e flex que iremos lançar na nossa região até 2025. Com ele, conectamos o Brasil à estratégia global de eletrificação da marca Volkswagen”, explica Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil, em nota divulgada.

PreviousNext

+ Volkswagen 70 anos de Brasil: relembre a história da marca
+ Volkswagen 70 anos no Brasil: montadora investirá R$ 7 bilhões até 2026
+ Novo Golf elétrico? Volkswagen revela o conceito ID.2all
+ Avaliação: Volkswagen Polo Track é um carro honesto, mas já subiu de preço
+ 70 anos da Volkswagen no Brasil: veja os modelos mais queridos online
+ Facelift do Volkswagen ID.3 é apresentado oficialmente; veja as fotos

ID.4

O elétrico é montado sobre a plataforma MEB, dedicada a automóveis elétricos do Grupo Volkswagen. O modelo conta com sistema de recarga rápida e é capaz de carregar até 80% da bateria em 40 minutos – com um carregador a recarga DC (150 kW).

Por fora, destaque para os faróis interativos matriciais, denominados IQ. Light Matrix. Eles são combinados com os novos conjuntos de luzes traseiras em LED 3D com função animação.

Mesmo sem dar detalhes dos itens que serão oferecidos para o modelo no Brasil, a VW afirma que o SUV que será lançado no Brasil com ar-condicionado digital de três zonas de resfriamento (duas na frente e uma atrás).

PreviousNext

Outro recurso que estará presente no ID.4 é o DCC: Dynamic Chassis Control (Controle Dinâmico de Chassi). Esse sistema oferece modos de condução diferentes (Sport, Normal, Eco e Individual).

A lista também vai incluir recursos como: frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga do motorista, detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, assistente traseiro de saída de vaga e airbag central (que evita choque entre as pessoas em caso de acidentes mais graves).

ID.4 no mundo

O SUV elétrico já é comercializado em outras regiões do mundo e acumula mais de 165.000 unidades vendidas desde o seu lançamento, no primeiro semestre de 2021. Isso faz do ID.4 o SUV elétrico mais vendido da marca e do Grupo Volkswagen.

Na Europa, o elétrico é comercializado com opções de 125 kW (170 cv) até 220 kW (299 cv), chamada de GTX. Em Portugal, por exemplo, o preço parte de 43.720 euros ou R$ 248.307 em conversão direta.

Com informações de Rafael Poci Déa*

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Atual Chevrolet Camaro sairá de linha e modelo pode voltar como elétrico
+ Nova marca de motos no Brasil: Zontes chega com três modelos
+ Avaliação: com transmissão CVT, Fiat Argo Trekking faz mais de 16 km/l
+ Atual Chevrolet Camaro sairá de linha e modelo pode voltar como elétrico
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Teste Rápido: Novo Nissan Sentra é silencioso e faz mais de 20 km/l
+ Avaliação: em breve no Brasil, Nissan X-Trail é SUV híbrido para desafiar Jeep Compass e Toyota RAV4
+ Imposto de Renda 2023: confira como declarar carro ou moto