15/05/2025 - 16:00
O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, apresentou nesta quinta-feira (15) o segundo resultado de 2025 com uma classificação de cinco estrelas para o Volkswagen Jetta. No Brasil, o modelo é comercializado apenas na versão esportiva, GLI.
Atualmente produzido no México, o sedã oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série e Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS – sigla em inglês) como opcionais. O modelo alcançou 86,87% na categoria Ocupantes Adultos, 89,75% em Ocupantes Infantis, 72,60% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 91,06% em Assistência à Segurança.
+ Volkswagen Tera é o carro oficial do C6 Fest
+ Volkswagen Jetta GLI fica mais caro com novo reajuste
O veículo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral e impacto lateral de poste em 2019, e não sofreu alterações estruturais nem no equipamento de segurança passiva para os três cenários de testes de colisão. Para cumprir os protocolos atuais, o Jetta renovado foi avaliado em chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres, ESC, Detecção de Ponto Cego (BSD), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS).
O Jetta apresentou, em geral, um bom desempenho com estrutura estável no impacto frontal. A porta dianteira abriu durante o teste de impacto lateral, mas mesmo assim o modelo ofereceu proteção total para o ocupante adulto. O modelo mostrou proteção quase completa para crianças. A proteção dos pedestres na parte superior das pernas pode e deve melhorar.
O AEB apresentou uma resposta robusta em todos os cenários de teste, enquanto a proteção passiva para pedestres e usuários vulneráveis das vias deve ser aperfeicoada. O SAS cumpriu os requisitos técnicos e é apresentado como equipamento de série. Os sistemas de assistência de faixa estão disponíveis como opcionais; mas como não cumprem os requisitos de disponibilidade e desempenho, não obtiveram pontos. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.
Segundo a entidade, esse resultado é válido para todos os Volkswagen Jetta a partir do VIN 3VWSP6BU8SM000591.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica em termos de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda aos consumidores que adquiram versões equipadas com tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho, que neste caso vêm equipadas de série.
“Essa classificação de cinco estrelas para o Jetta confirma o compromisso da Volkswagen em oferecer os mais altos níveis de segurança aos seus clientes desde a sua versão padrão. O Latin NCAP aguarda com interesse que o fabricante confirme esta trajetória com novos modelos no mercado da América Latina e do Caribe. O Latin NCAP solicita a todos os governos que implementem a rotulagem de segurança obrigatória com classificação por estrelas para fornecer informações independentes e claras aos consumidores, pelo menos para os modelos mais vendidos em cada mercado”, avalia Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, complementa: “O resultado de cinco estrelas do Volkswagen Jetta demonstra que é perfeitamente possível fabricar e comercializar em nossa região veículos que cumpram os padrões mínimos indispensáveis de segurança. No entanto, ainda há áreas críticas a serem melhoradas, particularmente na proteção passiva para pedestres e usuários vulneráveis das vias, que representam uma parte significativa das vítimas de acidentes de trânsito.”