Volkswagen mostra Tarok, futura rival da Toro, no Salão de Nova York

Picape será lançada entre o final desse ano e começo de 2020 para enfrentar o modelo da Fiat

VW Tarok foi revelada no Salão de SP, em novembro de 2018

Revelado mundialmente no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, o conceito de picape chamado Tarok Concept, uma espécie de “Toro da Volkswagen”, também será mostrado a partir do próximo dia 19 no Salão de Nova York, nos Estados Unidos – mostrando a importância que a Volks dá ao produto em um dos países cujo segmento de picapes tem extrema importância.

De acordo com comunicado da Volkswagen dos EUA, a versão de produção da picape começa a ser vendida no Brasil “muito em breve”. O motor será o 1.4 TSI (de 150 cavalos, já usado por modelos como Golf, Jetta e T-Cross) e a tração, integral, terá o emblema “4Motion”, também já utilizado por Amarok e SUVs como Tiguan e Touareg.

Feita sobre a plataforma MQB, a mesma de Polo, Virtus e T-Cross, a Tarok chama a atenção por uma artimanha de engenharia inovadora: é possível estender o volume da caçamba abrindo o compartimento da parte de trás da cabine, rebaixando os bancos traseiros, mas formando uma espécie de “cama” para carregar coisas compridas.

Essa é a primeira vez que o modelo aparece em um Salão após o surgimento no Brasil e também a primeira aparição da picape nos EUA. A VW americana, no entanto, afirma que por enquanto “não há planos para produção e venda” no mercado de lá, onde a Tarok seria categorizada como picape “compacta”.

Caçamba da Tarok Concept é extensível: considerando a tampa e o espaço traseiro, é possível carregar coisas de grande comprimento