A Volkswagen disse nesta terça-feira que está se preparando para interromper a produção de dois modelos importantes, mas negou qualquer ligação com um impasse sobre a Nexperia, fabricante de chips, que pressiona as cadeias de suprimentos.

As pausas na produção dos modelos Golf e Tiguan nesta semana foram “planejadas há muito tempo” para lidar com questões de estoque, coincidindo com as férias de outono (no Hemisfério Norte), disse um porta-voz à Reuters.

Veículo da Volkswagen em fábrica da montadora em Wolfsburg, na Alemanha 23/05/2024
Veículo da Volkswagen em fábrica da montadora em Wolfsburg, na Alemanha 23/05/2024 – Foto: REUTERS/Fabian Bimmer

+ IA da Volkswagen estreia no Brasil, mas não é única no mercado
+ Volkswagen Tera é o segundo carro mais vendido em outubro; veja ranking

Paralisação da Volkswagen está ligada a chips?

O jornal Bild foi o primeiro a informar sobre os planos, citando fontes da rede de fornecedores, e disse que as medidas estavam ligadas a uma disputa sobre a fabricante holandesa de chips Nexperia.

Isso “não era exato”, disse o porta-voz da montadora.

Espera-se que as pausas na produção sejam concluídas até o final da semana, acrescentou.

A Nexperia, fabricante holandesa de chips de computador, subsidiária da Wingtech da China, está no centro de um impasse que ameaça as cadeias globais de fornecimento de automóveis.

O governo holandês assumiu o controle da Nexperia em 30 de setembro, alegando preocupações com a propriedade intelectual. Em resposta, o governo chinês proibiu a exportação dos produtos acabados da empresa.

Embora não sejam sofisticados, os chips da Nexperia são amplamente utilizados em grandes volumes nos carros, o que gera preocupações sobre possíveis interrupções na produção automotiva.

A Volkswagen disse que está avaliando o impacto das restrições aos chips Nexperia em seus negócios.

Um logotipo da VW é retratado no dia do anúncio de cortes de empregos na Volkswagen AG e fechamento de suas poucas fábricas, na sede da empresa em Wolfsburg, Alemanha, em 28 de outubro de 2024
Um logotipo da VW é retratado no dia do anúncio de cortes de empregos na Volkswagen AG e fechamento de suas poucas fábricas, na sede da empresa em Wolfsburg, Alemanha, em 28 de outubro de 2024 – Foto: REUTERS/Axel Schmidt/Foto de arquivo

Siga a MOTOR SHOW nas redes sociais: