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O Volkswagen Polo de sexta geração foi revelado nesta sexta-feira (16) em Berlim, na Alemanha. O modelo, que começa a ser vendido na Europa no segundo semestre, é o mesmo que será produzido em São Bernardo do Campo (SP) e chega até dezembro às concessionárias brasileiras da marca alemã.

Apesar de a carroceria manter as mesmas linhas básicas do Polo vendido atualmente no mercado europeu, tudo é novo. O modelo abandonou a base PQ25, adotou a variação A0 da plataforma modular MQB e ganhou dimensões mais generosas: com 4.05 metros de comprimento, é 81 mm mais longo, 69 mm mais largo e ganhou um incremento de 94 mm no entre-eixos. Medidas que deixaram o compacto com tamanho mais próximo a um hatch médio e que contribuíram para aumentar a capacidade do porta-malas de 280 litros para incríveis 351 litros. Bem maior do que o espaço oferecido em concorrentes como o Ford Fiesta (281 litros) e o Fiat Argo (300 litros), e até do que no Golf (331 litros).

O Polo será oferecido inicialmente na Europa em cinco versões: Trendline, Comfortline, Highline e GTI, além da série especial Beats, com som sistema de som de 300 watts. Desde a versão básica, o carro europeu terá luzes diurnas de LED e sistema de frenagem automática de emergência com detector de pedestres. A lista de itens de série e opcionais vai incluir ainda piloto automático adaptativo, Park Assist e painel digital configurável.

A versão de entrada do novo Polo será comercializada com o motor 1.0 MPI de 65 cv, mas a linha irá incluir ainda motores 1.0 TSI (de 96 cv e 116 cv) e o novo 1.5 TSI de 150 cv. No GTI, a única opção será o 2.0 TSI, calibrado para desenvolver 200 cv. Exceto no 1.0 aspirado, que será vendido apenas com o câmbio manual, todos os outros propulsores poderão ser combinados ao câmbio automatizado DSG de sete marchas e dupla embreagem. A gama ainda irá incluir um motor 1.0 TGI (preparado para GNV) de 90 cv e duas opções a diesel.

POLO BRASILEIRO

Segundo fontes ouvidas pela MOTOR SHOW, o Polo que será fabricado no Brasil terá visual um pouco diferente do europeu, com adoção, por exemplo, de novos faróis e grade dianteira. Sob o capô, o modelo será equipado com os motores 1.0 MPI e TSI, além do 1.6 16V atualmente utilizado na família Gol, Golf e Fox.

Além do Polo, a Volkswagen já confirmou também a produção local do Virtus, variação do modelo com carroceria sedã e que chega ao mercado no início do próximo ano.