22/03/2025 - 6:50
O Polo GTS não aparece mais no configurador do site da Volkswagen. A saída de linha da opção, que chegou no início de 2023, foi confirmada oficialmente pela marca. Em compensação, o novo Nivus receberá a roupagem esportiva em breve.
“A Volkswagen do Brasil confirma o encerramento da produção do Polo GTS, decisão estratégica que visa otimizar sua gama de produtos. Em 2025, a marca segue comprometida com a oferta de opções esportivas no mercado brasileiro, com o lançamento já confirmado dos novos Nivus GTS, Jetta GLI e Golf GTI. Trata-se do resgate da esportividade, com a ampliação do portfólio com alternativas para diferentes clientes e faixas de preço”, afirmou a marca em nota.
O Polo GTS, até então topo de gama do hatch, era comercializado por R$ 155.000. O novo Nivus GTS, por sua vez, deve chegar acima dos R$ 160.790,00, preço da opção highline do SUV. Prometida para desembarcar nas lojas ainda no primeiro semestre de 2025, a configuração vai adotar o motor 250 TSI.
O nome remete à esportividade e está prestes a completar 40 anos. Ele foi inaugurado no Passat (GTS) em 1983.
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Como era o Polo GTS?
O Polo GTS contava com faróis em led Matrix, com tecnologia IQ.Light, DRL (Daytime Running Lights) duplo e a linha de luz na grade, assim como a tecnologia presente no SUV Taos.

Havia outros detalhes como o emblema GTS na grade superior, tomada de ar com iluminação auxiliar em led e desenho em estilo de colmeia para a grade frontal.
Na traseira, o para-choque tinha um difusor mais imponente, com detalhe pintado na cor do carro e saída dupla de escapamento. O emblema GTS ficava centralizado, abaixo do novo logo da Volkswagen. As lanternas contavam com assinatura exclusiva em led para a versão esportiva.

Além disso, o GTS possuía aerofólio, retrovisores em preto piano e rodas de 18 polegadas pretas com acabamento diamantado, com a pegada “Snow Flake”, do clássico Passat GTS Pointer.
Com pneus de medida 205/45 R18, a dianteira havia discos ventilados de 276 mm e, na traseira, discos sólidos de 230 mm.

Interior
O interior era escurecido, com teto e acabamentos em preto, e costuras em vermelho no volante, e nos bancos esportivos inteiriços com emblema GTS.
No console central estava a manopla de cambio com um detalhe exclusivo em vermelho, carregador por indução, duas entradas USB-C (e outras duas no banco traseiro) e ar-condicionado digital Climatronic Touch, com saída de ar para os ocupantes no banco de trás.
A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, tinha visual com interface em vermelho. Por meio dela, o motorista alterna entre os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), exclusivo da versão GTS, além de desativar o controle de tração (ASR), abrir o porta-malas, entre outras funções. O painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas.
Motorização
O motor 250 TSI 1.4 turbo, exclusivo da linha para o GTS, entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, já disponíveis a 1.500 rpm. O conjunto está associado a uma transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque que conta com modo manual, que permite a troca de marchas pela manopla ou utilizando as aletas atrás do volante. Com isso, o propulsor impulsiona o GTS de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança os 206 km/h.