A Volkswagen confirmou nesta quarta-feira, 3, que a partir de 2026 o Polo terá uma versão elétrica, chamada de “ID.Polo”. E isso não é à toa. Segundo divulgado pela Reuters, a marca Polo foi responsável por 472.000 emplacamentos, ou quase 10% das vendas de automóveis da Volkswagen no ano passado.

ID.Polo é o conceito ID. 2all

O modelo, derivado do carro-conceito ID. 2all, recentemente apresentado, chegou até a ser chamado de “novo Golf elétrico” pela imprensa internacional (veja aqui). A VW prometeu que o hatch de produção do conceito custaria inicialmente menos de 25.000 euros, ou quase R$ 140 mil em conversão direta.

Revelado em 2023, o conceito ID. 2all tem o tamanho de Polo e espaço interno de Golf. Suas proporções são: 4.050 mm de comprimento, 1.812 mm de largura, 1.530 mm de altura e 2.600 mm de distância entre-eixos.

Volkswagen ID.2all Foto: Divulgação

Ele adota tração dianteira, autonomia de até 450 km e recursos tecnológicos como Travel Assist, Iq.Light e uma nova linguagem de design da VW.

PreviousNext

A Volks afirma que o modelo oferece 226 cv de potência e recarrega (de 10 a 80%) em até 20 minutos com carga rápida. O ID. 2all pode ir de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos e sua velocidade máxima chega aos 160 km/h.

PreviousNext

ID.Polo GTI

A versão de mercado do conceito, o ID. Polo, será lançada no ano em que a Volks comemora o 50º aniversário do Polo e vai debutar como o primeiro modelo dentro dessa nova estratégia.

Outra novidade é que ele também adotará uma opção com o sobrenome esportivo GTI. Ambos modelos farão a sua primeira aparição pública mundial no Salão de Munique, que ocorrerá entre 8 a 14 de setembro.

“Estamos trazendo uma de nossas marcas mais fortes, GTI, para o mundo elétrico. Também com lançamento em 2026, o carro-conceito ID. GTI entrará em produção como o ID. Polo GTI. Ele oferecerá dinâmica excepcional e muito prazer ao dirigir”, afirma Martin Sander, membro do conselho de administração da marca Volkswagen para vendas, marketing e pós-vendas.

ID.Polo ID.Polo GTI – Foto: Divulgação

Nova estratégia

O movimento escancara a estratégia da marca de levar nomes já consagrados para a família “ID”. Essa “transferência” para o portfólio elétrico ocorrerá “a cada nova geração de modelos”, segundo a companhia. A VW ressalta que todos os veículos com motores a combustão seguirão com seus nomes anteriores.

“Com essa estratégia, a Volkswagen une os mundos do motor elétrico e do motor a combustão, ajudando os clientes a navegar mais facilmente pela gama de produtos da marca”, afirmou a marca em comunicado à imprensa.

Vale lembrar que a VW introduziu a nomenclatura da família ID. em 2018, com o lançamento do ID.3. Outros modelos seguiram, diferenciados por números conforme o segmento de veículo. O maior deles é o ID.7, disponível nas versões sedã e perua.

ID.Polo – Foto: Divulgação

+ Golf GTI e Jetta GLI: quando, como e por quanto chegarão os novos esportivos da Volkswagen
+ Volkswagen planeja SUV híbrido para a América do Sul

T-Cross elétrico

Outra novidade, que será revelada em 7 de setembro, será o ID. Cross Concept. A versão de produção desse conceito será inserida no mercado global no final de 2026 – o equivalente elétrico do T‑Cross europeu.

“Nossos nomes de modelos estão firmemente ancorados na memória das pessoas. Eles representam uma marca forte e incorporam características como qualidade, design atemporal e tecnologias para todos. Por isso estamos levando nossos nomes já consagrados para o futuro. O ID. Polo é apenas o começo”, comenta Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen.

Opções menores para competir com os chineses?

Após perder a briga com os chineses no campo dos elétricos, a Volks mira na estreia de veículos mais compactos e baratos em sua família ID.

Em nota, a companhia afirma que “todos os novos modelos deixam claro que a Volkswagen está respondendo de forma ainda mais próxima aos feedbacks dos clientes. Isso se reflete, entre outras coisas, no maior nível de qualidade com materiais macios, na combinação inteligente de comandos digitais e físicos – como botões e seletores no volante e no cockpit.”

PreviousNext