A Volkswagen adiantou novos detalhes do novíssimo SUV Taos e as informações foram divulgadas hoje (26) durante uma coletiva online. Ele chegará ao nosso mercado no segundo trimestre deste ano, com a missão de complementar a gama de produtos do fabricante e também de atrair os olhares dos consumidores do best-seller Jeep Compass. Chamado incialmente de ‘Projeto Tarek‘, a novidade utiliza a plataforma modular MQB e foi projetado segundo as condições dos mercados da América do Sul.

Produzido na Argentina, o utilitário esportivo médio ficará posicionado entre o T-Cross e o Tiguan Allspace. Externamente, aparecem 4,461 m de comprimento, 1,626 m de altura, 1,841 m de largura e 2,680 m de entre-eixos. O porta-malas é de espaçosos 498 litros. Ainda de acordo com a Volkswagen, o vão livre é de 185 mm (eixo dianteiro), 206 mm (eixo traseiro) e de 246 mm (entre os eixos). Estão disponíveis o ângulo de entrada de 19º, de saída (26,3º) e 20,1º (de rampa).

Sob o capô, está presente o motor 1.4 com turbo e injeção direta – dos modelos T-Cross, Jetta, Polo/Virtus GTS, por exemplo – para oferecer até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque a partir de baixíssimos 1.500 rpm (gasolina/etanol). O câmbio é automático de seis marchas (AQ250) com trocas sequenciais realizadas tanto pela alavanca quanto pelas borboletas atrás do volante (disponível em todas as configurações). Com um tanque de 50 litros, ajuda a economizar combustível o sistema Start-Stop, que desliga momentaneamente o motor durante breves paradas, como nos semáforos.

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O Volkswagen Taos pesa 1.420 kg, que atribui uma relação peso-potência de 9,46 kg/cv ou peso-torque de 55,69 kg/kgfm. Desta forma, a aceleração partindo da imobilidade aos 100 km/h ocorre em 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 194 km/h. Além disso, estão disponíveis os modos de condução ECO, Normal, Sport e Individual, que alteram alguns parâmetros do veículo, como a direção, as respostas do motor/transmissão, o funcionamento do condicionador de ar e o regulador de velocidade adaptativo (ACC).

As suspensões são McPherson no eixo dianteiro, com barra estabilizadora de 25,4 mm, enquanto atrás é do tipo Multilink e barra estabilizadora de 21,7 mm. Os freios são a discos nas quatro rodas, com 312 mm à frente e 272 mm atrás – o de estacionamento possui acionamento eletromecânico. As rodas de 18″ vestem pneus de medidas 215/55. O acerto da direção e das suspensões são específicos do modelo. A tração é dianteira.

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Por dentro, os destaques da cabine vão para o quadro de instrumentos totalmente digital Active Info Display de 10,25″, o multimídia VW Play com tela de 10,1″ (debutou no Nivus e também empregado no T-Cross), o teto solar panorâmico, o reconhecimento da chave, além de um pacote de segurança interessante e composto por regulador de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop&Go, frenagem automática de emergência, os alertas de pontos cegos/trafego traseiro, ambos com raio de atuação de 20 metros.

Outros itens presentes no Volkswagen Taos são o indicador de perda de pressão dos pneus, a detecção de pedestres, o City Emergency Brake (funciona abaixo de 50 km/h), a função de frenagem de manobra (atua entre 1,5 e 10 km/h), o Post Collision Brake, que evita uma segunda colisão sequencial, além do detector de fadiga.