PreviousNext

Depois de permitir uma avaliação com o carro camuflado (leia aqui), a Volkswagen divulgou novos detalhes da nova geração do Polo, que chega em novembro ao mercado brasileiro e promete ser o compacto mais seguro do mercado.

Contando com airbags frontais e laterais em todas as versões, controle eletrônico de estabilidade como item de série nas versões turbo (opcional nas restantes) e carroceria produzida com aços de alta e ultrarresistência, a expectativa do fabricante é que o modelo leve nota máxima em crash-tests. Dentre os compactos nacionais, apenas os Honda Fit e City levaram as cinco estrelas no Latin NCAP. E ainda assim sob a norma vigente até 2015, que era menos exigente que a atual.

No modelo em argila mostrado pela montadora, é possível notar que o visual do Polo brasileiro será praticamente idêntico ao do carro alemão. A principal diferença está na entrada de ar do para-choque dianteiro, que terá desenho exclusivo.

O hatch será oferecido com três opções de motorização (1.0 MPI, 1.6 MSI e 1.0 TSI) e três versões de acabamento: a de entrada (chamada apenas de Polo), a intermediária Comfortline e a topo de linha Highline, sempre com bancos de tecido, embora com estampas variadas, e com rodas exclusivas de 15, 16 e 17 polegadas.

E o Fox?

A Volkswagen acredita que o novo Polo tem potencial para ser um dos cinco carros mais vendidos do mercado brasileiro. E para isso ele terá que roubar parte dos clientes do veterano Fox, que ainda é o hatch compacto mais refinado da marca. Mesmo com a concorrência interna, o Polo não irá matar o Fox, que deverá ganhar mais uma reestilização até o final deste ano.