A Volkswagen apresenta de forma mundial o seu SUV coupé elétrico: o ID.5. O modelo é baseado na arquitetura da plataforma modular elétrica (MEB). O SUV será lançado em 2022.

O ID.5 tem um comprimento de 4,60 metros e um entre-eixos de 2,77 metros. Dependendo da posição dos encostos traseiros, o porta-malas têm uma capacidade entre 549 litros e 1.561 litros. Opcionalmente estão disponíveis o acionamento elétrico do porta-malas e um reboque elétrico rebatível.

+ Volkswagen mostra ID.4 em evento pela primeira vez no Brasil; veja a avaliação
+ Volkswagen ganha mercado com ID.3 (que virá ao Brasil); veja o teste rápido
+ Jac Motors lança versão aventureira do elétrico E-JS1; veja o preço

Motor

O ID.5 conta com propulsores que entregam entre 174 cv e 204 cv, além do ID.5 GTX, equipado com tração integral e 299 cv de potência. A sua bateria é de de 77 kWh e o alcance chega até 520 km de autonomia.

São três níveis de desempenho. O ID.5 Pro conta com um motor elétrico na parte traseira com uma potência de 174 cv (128 kW). No ID.5 Pro Performance, o motor traseiro tem uma potência de 204 cv (150 kW).

No ID.5 GTX, com tração integral, um motor elétrico funciona no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Os dois motores oferecem uma potência máxima de 299 cv (220 kW), acelerando o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 180 km/h.

Tecnologia

O carro é equipado com a nova geração de software 3.0. Atualizações de software e funções adicionais podem ser instaladas “Over-The-Air”. Isso significa que o veículo permanece sempre atualizado.

Quase não há botões no cockpit do ID.5, com exceção dos acionamentos para funções mais importantes. Operação e visualização se concentram em duas telas: uma tela compacta localizada atrás do volante e outra maior, situada no centro do painel, esta com 12 polegadas.

A tela compacta na frente do motorista pode ser controlada por meio do volante multifuncional. A tela maior, com sistema de infotainment, é sensível ao toque. O terceiro nível de comandos é por meio do controle de voz “Olá, ID.”, que se beneficia do conhecimento da nuvem com sua conexão online.

O ID. Light, uma faixa de luz localizada sob o para-brisas, intuitivamente ajuda o motorista com novas funções em muitas tarefas, como em situações perigosas ou durante a navegação.

Com o Head-up-Display com realidade aumentada, a Volkswagen apresenta uma opção de tecnologia, que une suas telas com a realidade, por exemplo, as setas de navegação são espelhadas no para-brisas e aparecem — para uma percepção natural— no campo de visão do motorista a uma distância de 10 m diante do veículo.

Assista abaixo ao vídeo de divulgação:

https://www.youtube.com/watch?v=G48DKLj2z1g

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Ultimate Camper: conheça o trailer para viagens completo no estilo vintage
+ Sprinter vira motorhome completo; conheça o modelo
+ Fiat Pulse chega a mais de 5,5 mil reservas; veja as versões e preços
+ Empresa cria ‘Kombi Herbie’ e transforma em motorhome; assista
+ Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking e veja todos os elétricos à venda hoje
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
+ Avaliação: Como anda a Fiat Toro Ranch 2022, a versão que aposta nos cromados
+ Crise dos chips: entenda por que faltam carros zero no mercado e os preços dos usados dispararam
+ Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0