A Volkswagen revelou o conceito para um novo SUV elétrico pequeno neste domingo, como parte do esforço da montadora para oferecer veículos movidos a bateria acessíveis em meio a uma maior concorrência em termos de custo e inovação, tarifas dos EUA e mudanças na demanda do consumidor.

O ID.Cross faz parte de um portfólio de produtos que levou o grupo Volkswagen, a maior montadora da Europa, a lançar cerca de 60 modelos em 2024 e 2025, disse o executivo-chefe Blume em uma prévia para a imprensa antes do salão do automóvel de Munique, que começa na terça-feira.

ID.Cross – Foto: Divulgação

A expectativa é de que o SUV elétrico compacto, que terá sua estreia mundial no verão de 2026, tenha um preço entre 28.000 e 30.000 euros (US$ 32.780 e US$ 35.121), visando clientes menos abastados interessados em comprar veículos elétricos.

ID.Cross – Foto: Divulgação

+ Volkswagen Polo terá versão elétrica (e com opção GTI) a partir de 2026
+ Golf GTI e Jetta GLI: quando, como e por quanto chegarão os novos esportivos da Volkswagen

“Sempre enfrentamos grandes desafios”, disse Blume, citando a forte concorrência, o declínio da demanda na Europa, a guerra de preços na China e as tensões comerciais, principalmente as tarifas de importação dos EUA, que causaram um duro golpe nas marcas Audi e Porsche ligadas à montadora.

“Mas nós não nos contivemos”, disse Blume com relação à oferta do grupo, que também inclui o ID.Polo hatchback EV — com preço inicial de 25.000 euros — bem como o Cupra Raval e o SUV Epiq da Skoda.

A Volkswagen realiza uma prévia para a imprensa antes do Salão do Automóvel de Munique, em Munique, Alemanha, em 7 de setembro de 2025
A Volkswagen realiza uma prévia para a imprensa antes do Salão do Automóvel de Munique, em Munique, Alemanha, em 7 de setembro de 2025 – Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach