A Volkswagen revelou hoje (13) ao mundo o novíssimo utilitário esportivo VW Taos. A novidade estreia com a missão de fazer frente ao best-seller Jeep Compass, que, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), soma de janeiro a setembro deste ano 33.683 veículos licenciados.

Inicialmente chamado de “projeto Tarek“, o novo SUV da Volkswagen é um integrante da “ofensiva SUV” lançada em 2017. Atualmente, o fabricante oferece em nosso mercado os modelos Tiguan Allspace, T-Cross e Nivus.

Imagem vazada do VW Taos
Imagem do Volkswagen Taos foi vazada ontem (12) durante um teste da transmissão ao vivo (Foto: Facebook)

Igual aos irmãos, o VW Taos também será construído sobre a moderna plataforma modular MQB (Modularer Querbaukasten) – também empregada na dupla Polo/Virtus -, com porte semelhante ao do rival Jeep Compass.

+Avaliação: ao volante, VW Nivus Comfortline é mais cupê do que SUV
+Avaliação: Chevrolet Trailblazer 2021 é SUV de verdade com preço atraente
+ Código de Trânsito libera moto em corredor; o que mudou
+ Novo Código de Trânsito é aprovado; veja o que mudou

Diferentemente do modelo à venda nos Estados Unidos, o Taos a ser comercializado no Brasil não utilizará a mecânica 1.5 com turbo de geometria variável e 160 cv de potência. Em seu lugar, trará sob o capô a conhecida motorização 1.4 turbo flex de 150 cv atrelada ao câmbio automático de seis marchas – do T-Cross, do Jetta, do Polo/Virtus GTS.

PreviousNext

Outros aperfeiçoamentos do Taos à venda no mercado norte-americano em relação ao nosso modelo estão nas opções de versão com tração dianteira e transmissão automática de oito marchas ou integral dotada de caixa de dupla embreagem e sete marchas. Apesar disso, a suspensão traseira do novo Volkswagen é do tipo multi-link, enquanto a do Jeep Compass é McPherson em ambos os eixos, só para comparar.

A chegada do Taos ao mercado brasileiro é uma importante arma da Volkswagen para continuar viva no páreo do segmento de SUVS quanto ampliar as possibilidades de atrair novos consumidores para a marca.

Um dos atrativos do visual do VW Taos (nas imagens acima o do modelo nacional, enquanto abaixo o do modelo norte-americano;confira a galeria de fotos) está nas caixas de rodas quadradas e na dianteira elevada, que possui os faróis conectados por um linha iluminada na grade do radiador. Aliás, eles trazem uma nova tecnologia de iluminação.

Chamada de IQ.Light, permitem que os faróis de LED tenham um maior alcance e mais amplo nas laterais. Eles também incluem assistentes, como “Dynamic light assist”, que ajusta o facho para evitar o ofuscamento dos demais motoristas.

Por dentro, os destaques aparecem no quadro de instrumentos totalmente digital Active Info Display de 10,25″, no sistema de luzes internas configuráveis em 10 opções e no carregador de smartphone por indução.

O modelo terá os sistemas de segurança e auxílio ao motorista já conhecidos, que estão no T-Cross, no Nivus e em outros modelos da marca. Entre os equipamentos, obviamente, haverá opção de ACC (regulador de velocidade adaptativo) com função Stop&Go, a função de frenagem de emergência com detector de pedestres, além de também oferecer o detector de pontos cegos e de tráfego traseiro. A central multimídia usada será a VW Play, desenvolvida no Brasil (mas que tem apresentado alguns problemas).

Segundo o fabricante, atualmente os SUVs correspondem por36% do mercado global e chega aos 49% nos Estados Unidos, 35% na Europa e no Brasil corresponde por 22%. Até 2025, a Volkswagen pretende ter 30 SUVs no mundo – os modelos da marca e de outros fabricante devem abocanhar cerca de 37% de participação de mercado.

O Volkswagen Taos desembarca na América Latina a partir do segundo trimestre do próximo ano.

+ VW Taos: primeira imagem do SUV sem disfarces vaza na internet
+ Amazon Prime Day tem descontos em rodas e pneus
+ MOTOR SHOW de outubro/novembro tem elétricos, SUVs médios e mais
+ Avaliação: novo Peugeot 208 e a questão das prioridades

FOTOS

Essas abaixo são fotos oficiais de divulgação do modelo americano, as primeiras a serem divulgadas. Ele tem a luz laranja na lateral, exigência dos EUA. E também tem mecânica diferente da versão do Volkswagen Taos que será vendida no Brasil. Podem ser comparadas com as do nacional, mais acima e também nesta galeria de fotos.

PreviousNext