O Volkswagen Tera recebeu cinco estrelas do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), nos quais os testes de colisões medem a proteção para adultos, crianças e pedestres e também os sistemas de assistência ao condutor. O protocolo atual do Latin NCAP (2020-2025) é divido em quatro grupos de avaliação, tendo a nota geral definida pelo menor índice entre eles.

No grupo de proteção aos ocupantes adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste).

Primeiras impressões: Volkswagen Tera Comfort

T‑Cross recebe 5 estrelas em segurança no Latin NCAP; assista

Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.

Na proteção a crianças, a avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.

Em relação aos pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo, além da avaliação do sistema de frenagem autônoma (AEB) com detecção de pedestres.

Por fim, avalia-se a performance de dispositivos de assistência ao condutor, como alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade, frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de trânsito interurbano), assistente ativo de mudança de faixa e detector de ponto cego.

A nota máxima conferida pelo Latin NCAP vem da qualidade de construção da plataforma MQB, que usa aços de ultra alta resistência em regiões essenciais do veículo, e também da lista de equipamentos de segurança, como seis airbags, frenagem autônoma de emergência com proteção de pedestres, controles eletrônicos de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico de diferencial, sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus – disponíveis em todas as versões.

Outros modelos da Volkswagen, como T‑Cross, Nivus e Taos, também conseguiram a nota máxima no protocolo mais recente do Latin NCAP.