Volkswagen vai iniciar testes com nova Kombi elétrica 100% autônoma

Com versão para carga e passageiros, modelo irá estrear na Europa até 2025

0
881
Volkswagen vai iniciar testes com Kombi elétrica 100% autônoma
Volkswagen vai iniciar testes com Kombi elétrica 100% autônoma

A Volkswagen anunciou para o 3º trimestre deste ano o início dos testes em Munique (Alemanha) com os primeiros protótipos do elétrico ID. Buzz — conceito que dará origem a um modelo de produção inspirado na Kombi dos anos 1950 — equipado com o sistema de direção 100% autônomo que está sendo desenvolvido em conjunto com a empresa americana de tecnologia Argo AI.

+ Carros autônomos: conheça os seis níveis de automação
+ Táxis autônomos e sem motorista começam a operar na China
+ Kombi foi o 1º carro elétrico da VW
+ Teste Rápido: 100% elétrico, Renault Zoe está mais rápido e bonito


O objetivo da Volkswagen é ter uma versão autônoma desta nova Kombi elétrica pronta para chegar ao mercado até 2025. “Em determinadas cidades, veículos 100% autônomos vão levar nossos clientes ao seus destinos. A entrega de mercadorias e encomendas também irá ficar muito mais fácil com o nosso serviço de direção autônoma”, destacou em nota o diretor divisional da Volkswagen Veículos Comerciais, Christian Senger.

Para operar sem motorista, o ID. Buzz autônomo irá depender de uma rede de sensores composta por câmeras, radar e um Lidar desenvolvido pela Argo AI e que é capaz de identificar objetos a uma distância de até 400 metros. Os equipamentos desenvolvidos pela empresa americana serão integrados a tecnologias desenvolvidas pelo fabricante alemão.

A primeira empresa a contar com a nova Kombi autônoma será a MOIA, a companhia de soluções de mobilidade do Grupo Volkswagen, que irá operar o veículo em rotas na cidade alemã de Hamburgo. Antes da versão sem motorista, a variação semiautônoma do modelo do conceito ID. Buzz está prevista para chegar ao mercado em 2022.

Mais na Motor Show

+ Racha entre viaturas de polícia não termina bem nos EUA
+ Veja os 5 SUVs mais baratos de consertar após uma batida
+ Leilão do Bradesco tem Ford Maverick GT e Chevrolet Caravan
+ Saiba como identificar sinais de problemas nos freios
+ Volkswagen Tiguan Allspace ganha atualização visual e novos equipamentos
+ Jeep lidera mercado brasileiro de SUVs com participação de 22,8%