26/02/2025 - 6:50
Durante as comemorações de 500 mil unidades produzidas do T-Cross, divulgadas na segunda-feira, 24, a Volkswagen ratificou a produção de uma picape inédita para o mercado brasileiro na planta da companhia em São José dos Pinhais (PR).
Ela fará parte dos 16 lançamentos que a montadora promete até 2028, por meio do investimento de 16 bilhões já anunciados.
“Os investimentos na fábrica do Paraná também serão utilizados para a fabricação de uma pick-up inédita para o mercado brasileiro e exportação, será um modelo incrível que promete revolucionar o segmento”, afirma César Drazul, plant manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, à imprensa.
+ Chinesa CATL e Volkswagen fecham acordo para desenvolver baterias elétricas
+ Chefão da Volkswagen exibe novo Nivus GTS antes do lançamento
Como será a nova picape?
O modelo deverá ficar acima da Saveiro e ter porte de Montana, segundo apuração do site Auto Segredos. Ela ganhou o codinome “Projeto VW 247” e deverá chegar em 2026.
Para se ter uma ideia, a picape da Chevrolet tem as seguintes dimensões: 4,717 m (c), 1,798 m (l) e 1,659 m (a). A expectativa é que a novidade da Volks receba uma motorização híbrida.
Conceito Tarok
Vale lembrar que no Salão do Automóvel de 2018, a Volkswagen apresentou o conceito chamado de “Tarok”.
No modelo apresentado à época, o banco traseiro podia ser rebatido e, assim, a caçamba ampliada, invadindo a cabine, para acomodar objetos mais longos. Havia também tomadas na caçamba, inclusive USB.
Fábrica de Pinhais
Há 26 anos em atividade, a fábrica da VW de São José dos Pinhais já produziu mais de 3 milhões de unidades. No local, que conta com 1.300.000 m² de área construída, é montado o T‑Cross.