28/07/2025 - 16:30
A Volvo já prepara terreno no Brasil para a chegada do seu próximo modelo 100% elétrico, o sedanzão ES90. Algo como um irmão de três volumes do EX90, e, de certa forma, sucessor espiritual do S90, o novo modelo foi apresentado ao mundo em março, mas sua produção ainda não começou: isso deve ocorrer dentro dos próximos meses, como diz a própria marca sueca.
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Previsto para desembarcar em solo nacional no segundo semestre de 2026, ele está mais para um sportback com alguns traços de SUV: tem frente alta e imponente, linha de cintura elevada e, de quebra, tampa do porta-malas com abertura de vidro e lataria juntos, como num Audi A5, por exemplo. Aliás, são 424 litros de espaço no bagageiro traseiro, mais 22 litros adicionais sobre o capô dianteiro.
Ele é dos grandes: a Volvo conseguiu cravar os 5 metros de comprimento, por 1,94 m de largura e impressionantes 3,10 m de distância entre-eixos, mantendo a baixa altura da carroceria, com cerca de 1,55 m. Na balança, pode passar dos 2.600 kg, dependendo da configuração.

Ou seja: ele é consideravelmente maior que o S90, seu irmão a combustão. Mesmo assim, consegue coeficiente de arrasto aerodinâmico invejável, de baixíssimos 0,25. O ES90 é, oficialmente, o Volvo mais aerodinâmico de produção em série da história.

Com produção chinesa (de onde já vem os SUVs XC60 e EX30), o ES90 utiliza a base modular SPA de segunda geração, a mesma do EX90. Mundo afora, é oferecido em configurações de motor único com tração traseira (cerca de 330 cv e 49 mkgf de torque), ou então motor duplo com tração integral permanente (nesse caso variando entre 440 cv e 670 cv, dependendo da versão).

Rápido, nas melhores condições, ele cumpre a prova de aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4 segundos (versão com 88 mkgf de torque), ainda que a velocidade máxima não vá além dos 180 km/h. Essa, inclusive, é regra da Volvo para toda sua linha: nenhum, a combustão ou elétrico, passa dos 180 por hora.

O que é interessante no ES90 é sua arquitetura elétrica de 800 Volts, bem mais evoluída que a de 400 Volts de outros carros elétricos da marca sueca. Dentre as vantagens, menor tempo de carregamento, maior eficiência energética do conjunto motriz e aumento no desempenho do carro como um todo.

Além disso, a Volvo preparou o esquema elétrico do carro para gerar menos calor, o que significa melhor aproveitamento de energia nas recargas ou mesmo durante a condução. De acordo com a fabricante, o ES90 consegue recuperar 70% da sua carga em apenas 20 minutos, isso nas melhores condições e em carregadores ultrapotentes, de 350 kW. Nessa toada, é possível render 300 km em apenas 10 minutos plugado. É um número 30% melhor que o de outros elétricos, como o EX30.
Falando nisso, o sedanzão tem duas opções de baterias: 92 ou 106 kWh, em números brutos. No conjunto maior, normalmente instalado nas versões de tração integral permanente (dois motores elétricos), a autonomia chega a 700 km pelo ciclo WLTP europeu. O CLTC chinês vai além, apontando 740 km com uma carga. A opção de 92 kWh, geralmente associada às configurações de motor único e tração traseira, tem alcance divulgado de 650 km, de acordo com o WLTP, também.

Com estrutura parcialmente em alumínio, o ES90 aposta forte na sustentabilidade, como ressalta a própria Volvo. Para a fabricante, 29% de todo o alumínio e 18% de todo o aço utilizado na produção do sedanzão elétrico são provenientes de reciclagem, enquanto 16% do carro é feito de polímeros reciclados e materiais de base biológica. Ainda assim, não abriram mão de alguns luxos, como madeira legítima no interior: nesse caso, ela vem de árvores de reflorestamento.
Dentre outras tecnologias, ele traz suspensões pneumáticas adaptativas, rodas entre 20 e 22 polegadas, painel de instrumentos digital de 9”, multimídia vertical de 14,5” com funcionalidades Google (Play Store, Assistente de Voz, Maps e afins), head-up display, câmeras 360º com visão 3D, teto panorâmico com proteção de raios UV, purificador de ar inteligente na cabine, ar-condicionado digital automático de quatro zonas, sistema de som com 25 alto-falantes assinado pela Bowers & Wilkins, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos presenciais, além de um pacote completíssimo de sistemas de segurança e assistentes a condução.