A Volvo passa a trazer para o Brasil a versão esportiva R-Design dos modelos S60, V60 e XC60 equipada com o motor 2.0 de quatro cilindros e 306 cv da nova família Drive-E. Com a novidade, todos os modelos da marca sueca oferecidos no País passam a adotar a nova motorização, desenvolvida pela montadora.

Menor que o motor 3.0 de seis cilindros (de origem Ford) utilizado anteriormente nos R-Design T6, o motor de quatro cilindros é mais moderno e combina o turbo e um compressor volumétrico para atingir números semelhantes de desempenho. Entrega menos torque que o antigo (40,8 kgfm contra 44,9 kgfm), mas é ligeiramente mais potente (306 cv ante 304 cv). A transmissão também é nova: uma automática Geartronic de oito velocidade.

O desempenho esportivo está garantido. Com o motor Drive-E, o S60 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, enquanto a perua V60 acelera até a mesma velocidade em seis segundos e o crossover XC60, em 6,9 segundos.