12/06/2025 - 13:16
A Volvo revelou durante o Festival Interlagos de Carros 2025, que acontece de 12 a 15 de junho no Autódromo de Interlagos, o novo XC60 e a versão Cross Country do EX30.
A marca já iniciou as vendas do híbrido, que parte de R$ 459.950, e abriu a pré-venda do aventureiro elétrico (R$ 314.950).
+ Avaliação: Volvo XC60 é um híbrido plug-in que rende bastante, mesmo sem carga nas baterias
+ Volvo Cars vai demitir 3 mil funcionários durante reestruturação
EX30 Cross Country
O que muda do EX30 convencional para o “Cross Country”? Bom, de cara ele apresenta um para-choque dianteiro e acabamento traseiro na tampa do porta-malas em cinza fosco, pneus mais largos e todo-terreno, e rodas aro 19.
O trem de força engloba dois motores elétricos e tração integral, que geram 428 cv de potência e 543 Nm de torque (muito superior aos 272 cv do convencional), com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos (o modelo mais rápido da marca sueca). A bateria de 69 kWh permite uma autonomia de até 327 km (Inmetro).

Por dentro, o EX30 Cross Country herda o acabamento interno da versão Ultra e chega disponível. O interior conta com duas opções (Indigo e Pine), além de cinco cores exteriores (Cloud Blue, Crystal White, Vapour Grey, Onyx Black e Sand Dune).
A tela central de 12,3 polegadas, o sistema de áudio assinado pela Harman Kardon de 1040W e o teto solar panorâmico, completam o habitáculo.
Apesar da pré-venda em andamento, o modelo chega às concessionárias apenas em setembro.

Novo XC60
O XC60, por sua vez, adotou um novo visual com entrada de ar frontal atualizada e rodas inéditas. O interior tem materiais premium como “Quilted Nordico” e “Navy Herringbone Weave”, além de novos porta-copos e carregador de celular sem fio.

O SUV híbrido é comercializado em quatro configurações: Plus (R$ 459.950), Ultra (R$ 509.950), Ultra Dark (R$ 519.950) e Polestar (R$ 539.950). São três novas opções de cores: Forest Lake, Aurora Silver e Mulberry Red.

Vale destacar que a partir da versão Ultra, o novo XC60 conta com o sistema de som Bowers & Wilkins High Fidelity, com 15 alto-falantes– antes disponível exclusivamente na linha 90.
Outro destalhe é que para as versões Ultra e Ultra Dark a suspensão é pneumática adaptativa, tecnologia na qual permite ajuste automático da altura do veículo e maior estabilidade em diferentes condições de direção.
A central multimídia agora tem 11,2 polegadas e conta com serviços do Google integrados.
A motorização segue com o conjunto híbrido plug-in, que combina um quatro cilindros a gasolina com um propulsor elétrico, que desenvolve 462 cv e 72,3 kgfm de torque.