A Volvo revelou por completo o novíssimo EX60, por enquanto apenas na Europa. Ele chega para ser um irmão elétrico do XC60, assim como o EX90 é do XC90. De porte médio-grande, ele segue as mesmas filosofias de minimalismo, tecnologia e futurismo do menor EX30, ao passo que aposta num design diferente do irmão a combustão. Boa notícia é que a Volvo do Brasil já confirmou que ele estará por aqui ainda em 2026, com grandes apostas para o lançamento no segundo semestre, mais para o final do ano.  

+Recall: Volvo EX30 tem bateria que pode pegar fogo, e solução é temporária

+Avaliação: Volvo XC90 2026 prova que ‘antigo’ é bem diferente de ‘ultrapassado’

PreviousNext

EX60 promete bom custo X benefício

Ele será feito na Suécia, terra natal da Volvo, já no segundo trimestre do ano (entre março e junho). Nas palavras da fabricante, promete mudar o jogo do segmento de SUVs médios elétricos em termos de autonomia, carregamento e preço. Vale lembrar que, hoje, o EX30, seu irmão menor, oferece uma das melhores relações custo X benefício dentre os modelos de marcas premium no mercado brasileiro.  

Volvo EX60 – Foto: divulgação

Maior que XC60

De qualquer forma, o EX60 quer trilhar um caminho parecido. Maior que o XC60 atual em cerca de 10 cm no comprimento (chegando aos 4,80 m), se assemelhando na largura de 1,80 m, mas com menor altura da carroceria (1,63 m, versus 1,65 m), surpreende pela ótima distância entre-eixos de 2,97 m, ou 11 cm extras frente ao seu irmão a gasolina. Esse, inclusive, seguirá normalmente em produção. Falando de porta-malas, mais vantagens: são 523 litros declarados no EX, contra 468 do XC. 

Volvo EX60 – Foto: divulgação

EX60: sempre potente

Potência e desempenho também são destaques. O EX60 surge em três configurações mecânicas, sendo uma de entrada com tração traseira, e as demais com tração integral, mas dois níveis de entrega. Batizada de P6, a mais simples usa motor elétrico acoplado ao eixo de trás, com potência na casa dos 370 cv e torque de 49 mkgf, de entrega imediata, como de praxe num EV. Ela traz baterias com 80 kWh úteis, que, segundo testes pelo ciclo WLTP, já garantem autonomia de ótimos 620 km.  

Volvo EX60 – Foto: divulgação

Acima dela está a P10 AWD, com dois motores elétricos (um acoplado a cada eixo), tração nas quatro rodas e bem mais potência: falamos de mais de 500 cv, com torque instantâneo de 72,4 mkgf, distribuídos de forma automática para as rodas. Essa versão já usa baterias de 91 kWh, com autonomia prometida de 660 km (ciclo WLTP).  

Volvo EX60 – Foto: divulgação

Por fim está a P12 AWD, topo de linha, que esbanja nada menos que 670 cv de potência com mais de 80 mkgf de torque, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos 4 segundos (a P10 demora 4,6s e a P6, 5,9s). Sua velocidade máxima, porém, é de 180 km/h, assim como as outras versões. A P12 é recordista em autonomia dentre os SUVs médios elétricos de tração integral, e promete alcance superior a 810 km com uma só carga, pelo ciclo de medição WLTP.  

Rei da autonomia, mas há motivos…

Essa super autonomia é justificada com alguns fatores. Dentre eles, o foco na aerodinâmica e baixo arrasto: o EX60 aposta na frente baixa, parabrisas bem inclinado, linhas limpas e fluídas, e elementos como maçanetas totalmente ocultas, por exemplo. Seu Cx (coeficiente de arrasto) é de apenas 0,26, número digno de coupês esportivos. Além disso, todo seu gerenciamento eletrônico tem a ajuda valiosa de inteligência artificial, o que deixa tudo mais eficiente do ponto de vista energético. 

Volvo EX60 – Foto: divulgação

Isso inclui, também, o tempo recorde de recarga. Ele permite recuperar energia em fontes de até 400 kW de potência, ganhando 340 km de autonomia em apenas 10 minutos de carga, nas melhores condições, segundo a Volvo. É uma das vantagens da moderna plataforma SPA3, uma evolução da base do seu irmão maior EX90, que usa a SPA2, um pouco menos moderna e capaz.  

Volvo EX60 – Foto: divulgação

Volvo mais inteligente

Dentre as tecnologias embarcadas, um pacote ainda maior de funcionalidades Google (agora com Gemini no assistente de voz, além de Maps e Play Store). Isso permite, segundo a fabricante, que o carro converse de forma fluída e contínua com o motorista, quer seja para informar status de navegação ou mesmo tirar dúvidas gerais e responder questões, como é possível em qualquer smartphone moderno. Não por menos, o EX60 é tido como o carro mais inteligente já criado pela marca.  

PreviousNext

Também fazem parte do pacote um conjunto de assistentes inteligentes de condução, com ajuda de sensores, radares, lidar e afins, bem como uma multimídia horizontal de grandes dimensões (mas ele traz painel de instrumentos a parte, pelo menos), sistema de som Bowers & Wilkins com 28 alto-falantes, partida por cartão NFC, interior com alto índice de itens reciclados, entre outras modernidades.  

Volvo EX60 – Foto: divulgação

Brasil? Daqui alguns meses

A Volvo do Brasil ainda não divulga as versões que o EX60 será vendido por aqui. Na Europa, são sete por enquanto, com outras prometidas, como a Cross Country, mais aventureira e off-road. Por enquanto, a novidade está em fase de encomenda na Europa, e deve começar a ser oferecida nos EUA entre março e abril. As configurações P6 e P10 devem chegar antes da P12 nas concessionárias mundo afora, ao menos nesse primeiro momento.  

Volvo EX60 – Foto: divulgação