A Volvo inicia no Brasil as vendas do Volvo V40 Cross Country com a nova motorização 2.0 turbo ‘Drive E’, de 245 cv, e uma transmissão automática de oito velocidades. O modelo parte de R$ 145.990.

Apesar de ter um cilindro a menos do que o 2.0 turbo que equipava a versão até então, o propulsor Drive E é mais potente (o antigo desenvolvia 210 cv) e, segundo o fabricante, consome menos combustível. Mérito de tecnologias como o sistema Start-Stop e a função Eco+, que quando acionado muda a programação de motor e câmbio para garantir uma redução de até 5% no consumo. E nisso o V40 é auxiliado também pela transmissão, com duas marchas a mais que a anterior.

De série, o hatch aventureiro traz faróis de xenônio adaptativos, ar-condicionado digital, painel de instrumentos digital com informações personalizáveis, além de bancos revestidos em couro (e com regulagem elétrica para o motorista). A lista inclui ainda direção com assistência elétrica e três níveis de regulagem, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva.

Como em todo bom Volvo que se preze, a relação de equipamentos de segurança é bem vistosa, com sistema de frenagem automática, sete airbags, controle eletrônico de tração e estabilidade. Como opcional, o hatch pode receber ainda o airbag para pedestres, sistemas de detecção de pontos cegos, alerta de sonolência, detector de pedestres e placas de sinalização, alerta de mudança de faixas, aviso de tráfego lateral, piloto automático adaptativo.