Volvo limita velocidade máxima de todos seus carros a 180 km/h

velocidade máxima
New Volvo XC40 - exterior

A Volvo anunciou hoje, 20/5, que todos os seus novos carros terão a velocidade máxima limitada a 180 km/h. Apesar de nenhuma legislação específica pedir por este limite, a marca já havia anunciado que faria isso para contribuir com sua meta de “zero mortes no trânsito”.

Além de ter a velocidade limitada, todos os da Volvo também passam a vir com uma “care key” (chave de cuidado/atenção). Ela permite aos motoristas estabelecer limites adicionais de velocidade — se for emprestar para o filho jovem e irresponsável, por exemplo (como já tinha o Ford Fusion)

O lema de “zero morte” já foi lançado pela Volvo há algum tempo, quando ela começou a investir pesado em sistemas semiautônomos. Tais sistemas têm sido adotados mesmo nos modelo mais baratos da marca, como o SUV XC40.

“Acreditamos que uma montadora tem a responsabilidade de ajudar a melhorar a segurança no trânsito”, disse Malin Ekholm, chefe do Volvo Cars Safety Center. “Nossa tecnologia de limitação de velocidade e o diálogo que ela iniciou se encaixam nesse pensamento. O limite de velocidade e a Care Key ajudam as pessoas a refletirem e perceberem que a velocidade é perigosa, além de proporcionar tranqüilidade extra e contribuir para um melhor comportamento do motorista. ”

Este limite de velocidade máxima causou muita controvérsia desde que foi anunciado. Alguns consumidores e críticos questionam se as montadoras têm direito de impor tais limitações por meio da tecnologia disponível.

Em nota, a marca sueca controlada pelos chineses acredita que tem a obrigação de continuar sua tradição de ser pioneira em questões de segurança automotiva, mesmo que isso signifique sacrificar alguns clientes.

Segundo a marca, “pesquisas mostram que, em média, as pessoas têm uma compreensão insuficiente dos perigos da velocidade. Como resultado, muitas pessoas costumam dirigir muito rápido e têm pouca adaptação à velocidade em relação à situação do tráfego”.