Se você conhece um pouco o mundo dos automóveis, é inegável a lembrança da Volvo ligada a sedans de luxo, ou mesmo peruas quadradonas. Esses eram os principais produtos da marca durante os anos 70, 80 e 90, principalmente, quando o foco era conforto, luxo e, como sempre, bastante segurança.  

+Mercedes-Benz Sprinter chega a 5 milhões de unidades produzidas; veja linha do tempo no Brasil

+Volvo EX30 Cross Country: ‘elétrico aventureiro’ de 428 cv sai por R$ 314.950

Volvo XC90 2002 – Foto: Volvo/divulgação

O primeiro SUV da marca sueca só foi surgir no comecinho dos anos 2000, quando o XC90 chegou ao mercado mundial em 2002. Mas, não é dele, nem tampouco dos sedans e das peruas, que estamos falando: o Volvo mais vendido de todos os tempos, nos seus quase 100 anos de fundação, é ninguém menos que o XC60! 

Volvo XC60 – Foto: Divulgação

Quantos XC60 foram fabricados até agora?

Esse recorde foi batido recentemente, quando o SUV médio-grande bateu o marco de 2,7 milhões de unidades comercializadas pelo mundo. Isso com apenas 17 anos de mercado e duas gerações: o XC60 veio ao mundo em 2008, e só se renovou por completo uma vez, no início de 2017.  

Volvo XC60 – Foto: Divulgação

Ele supera o 240, icônico modelo quadradão da marca, que foi vendido como sedan ou perua durante quase 20 anos, entre 1974 e 1993. Nesse período, teve exatos 2.685.171 exemplares fabricados, incluindo todos os seus tipos de carroceria e motorização nas quase duas décadas de história.  

PreviousNext

Ou seja: até o momento, o XC60 passou seu recorde por pouco, mas como o SUV segue em linha e emplacando bem mundo afora, provavelmente deve manter a liderança histórica com folga. Pudera, desde 2009 tem sido o modelo mais vendido da Volvo no mercado global. 

Volvo XC60 2009 – Foto: Volvo/divulgação

XC60: breve história 

Na primeira metade dos anos 2000, a Volvo viu que precisava de um SUV menor que o XC90 para poder rivalizar com rivais alemães não tão grandes. Para isso, decidiu criar o XC60 nos mesmos moldes do irmão maior, porém competindo num segmento de modelos menores. Para isso, utilizou uma plataforma projetada pela Ford (então dona da Volvo Cars), mantendo elevados níveis de segurança e tecnologia. 

Volvo XC60 2009 – Foto: Volvo/divulgação

Sua estreia mundial deu-se no Salão do Automóvel de Genebra, em março de 2008, com início das vendas para o final daquele ano. De início, a produção era concentrada na Bélgica, mas logo se estendeu também para a Malásia, Índia e até China, de onde saem os XC60 vendidos hoje no Brasil, da segunda geração.  

Volvo XC60 2009 – Foto: Volvo/divulgação

A primeira geração, retocada no estilo na linha 2014, teve motorizações puramente a gasolina (entre 200 e 325 cv) e a diesel (entre 135 e 220 cv), com transmissão manual de seis velocidades, ou então automática de seis ou oito marchas, dependendo da configuração. Ela esteve em linha até 2017, quando abriu espaço para a segunda e atual geração.  

Volvo XC60 – Foto: Divulgação

Esse novo XC60, que surgiu em 2017, já veio com plataforma modular compartilhada com o grandalhão XC90, bem como dimensões maiores e motorizações mais eficientes, incluindo híbridas leves e plug-in. Também apostou forte nas tecnologias de segurança, com um dos pacotes ADAS mais recheados dentre os SUVs, isso há quase dez anos. Basicamente, veio maior, mais refinado, completo, seguro, eficiente e tecnológico. 

XC60 (Divulgação)

Curiosamente, todas as variantes mecânicas do XC60 de segunda geração incluem motor 2.0, seja ele a gasolina ou a diesel, com ou sem eletrificação. Uma das mais populares é a oferecida atualmente no mercado brasileiro, híbrida plug-in, rendendo mais de 460 cv de potência entre motor a gasolina (2.0 turbo) e motor elétrico traseiro (garantindo tração integral permanente). Nesse caso, a transmissão é automática de oito velocidades, a mesma que servia também as configurações turbodiesel. 

Divulgação

No Brasil 

O primeiro XC60 veio ao Brasil ainda no final de 2008, meses depois de estrear na Europa. Fez relativo sucesso, especialmente brigando com Audi’s, BMW’s e Mercedes. A segunda geração seguiu passos parecidos, e estreou por aqui pouco tempo depois de surgir na Europa, para não perder o frescor da novidade. Até meados de 2018, vinha da fábrica da Volvo na Suécia, porém desde então é a China que abastece o mercado brasileiro.

Divulgação

Recentemente, o XC60 de segunda geração passou por retoques visuais, especialmente dianteiro: ganhou novo para-choque e grade, enquanto mudou mais discretamente na traseira. As rodas também são novas e, por dentro, a multimídia ficou maior (11,2”) com layout mais destacado do painel. 

Volvo XC60
Volvo XC60 – Foto: Divulgação

Na lista de equipamentos, passaram a figurar suspensões pneumáticas adaptativas, sistema de som Bowers & Wilkins emprestado do XC90, entre outras tecnologias. Seus preços são: R$ 459.950 para a versão Plus, R$ 509.950 para a Ultra, R$ 519.950 para a Ultra Dark; e R$ 539.950 para a Polestar. Todas são híbridas plug-in com o 2.0 turbo a gasolina, motor elétrico traseiro, câmbio automático de 8 marchas, baterias com 18,8 kWh e tração integral.