Parceiras desde 2016 no projeto de carros autônomos, a Volvo e a Uber apresentaram nesta quarta-feira (12) um XC90 que é o primeiro modelo de produção em série capaz de receber na fábrica o sistema de direção sem motorista.

Em relação aos protótipos anteriores, que foram adaptados para receber os equipamentos de direção autônoma da Uber — e um deles causou um acidente fatal em março do ano passado — o “novo” XC90 foi projetado para ser construído do zero prevendo essa integração entre os sistema de segurança da Volvo e a automação da Uber.

Apesar de ainda contar com os mesmos comandos de um XC90 comum, o SUV autônomo recebeu controles automatizados redundantes, que são capazes de parar o veículo imediatamente caso encontrem alguma falha no sistema de direção.

Os XC90 autônomos serão entregues pelo fabricante para a Uber, que irá empregar os veículos em testes. O plano da Volvo é utilizar a mesma tecnologia nos carros que serão construídos sobre a plataforma SPA2, que deve chegar ao mercado no início dos anos 2020.