O próximo SUV totalmente elétrico da Volvo, o EX90, prestes a ser lançado, está sendo revelado aos poucos. Desta vez, foram mostrados tanto a tela multimídia na vertical, assim como o volante e painel na horizontal.

A tela infotainment concede acesso à navegação, mídia e telefone, bem como controles e outras ações comuns. “Dependendo se você está estacionado ou dirigindo, ou em um telefonema, uma barra contextual especial vai sugerir as ações que fazem mais sentido para a situação específica em que você está”, afirma a Volvo em nota.

Interior do novo Volvo EX90 – Foto: Divulgação

Para informações mais focadas em condução, como direções, velocidade atual e de alcance, há uma segunda tela menor logo atrás do volante.

“É tudo sobre fornecer as informações certas na hora certa”, conta Thomas Stovicek, chefe de UX da Volvo Cars, em comunicado à imprensa.

E completa: “queremos que sua experiência de condução seja focada, simples e segura. Como o carro também entende seu entorno e você melhor do que nunca, podemos criar uma situação ainda mais segura reduzindo a confusão do modo, a distração e a sobrecarga de informações”.

Interior do novo Volvo EX90 – Foto: Divulgação

+ Sucessor do Volvo XC90 recebe teaser do interior; assista
+ Volvo inaugura eletroposto rápido na Rodovia Anhanguera (SP)
+ Novo SUV elétrico da Volvo chama EX90 e será revelado em novembro
+ Volvo adiciona Apple Car Play para novos veículos via atualização
+ Volvo investe em nova fábrica destinada a carros elétricos na Eslováquia

Direção Autônoma

De acordo com a Volvo, o objetivo é de que o veículo seja capaz de ler cada situação e fornecer informações contextuais com base nessa percepção.

Os sensores de última geração, por exemplo, dão uma visão de 360 graus do entorno do carro, permitindo que ele reaja às coisas que estão acontecendo ao redor proativamente, mesmo quando o modo Pilot Assist está inativo.

Quando o automóvel está em condução assistida, ele continuará informando o que está vendo no momento, e em que informações ele está agindo. Além de fornecer suporte de direção e ajudar a manter um limite de velocidade consistente, o modo ajuda a mudar de faixa.

O fabricante diz que o EX90 “estará pronto para a tecnologia de direção autônoma não supervisionada”, o que significa que no futuro o carro poderá “ser capaz de dirigir pelo motorista”. “Nossa interface de usuário contextual foi projetada para tornar a transição entre os diferentes modos de condução o mais previsível e suave possível”, conclui a marca.

Assista abaixo ao vídeo de divulgação:

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Novo Range Rover Sport é lançado no Brasil e parte de R$ 953 mil
+ Scania abre vagas para o seu programa de estágio; veja como participar
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Caoa Chery Tiggo 8 recebe pacote de assistência à condução Max Drive
+ Vai comprar HB20 ou Creta? Hyundai promete bônus para carro usado
+ Ford F-150 elétrica chega ao Brasil via importação e sai por R$ 1,2 milhão
+ Preços de carros usados vão cair a curto prazo; entenda os motivos
+ Voltz prepara cinco lançamentos e tem fila de espera até 2023
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Teste rápido: Porsche 718 Cayman GT4 RS é um ícone à parte do tempo