Os carros autônomos começam a deixar a fase de testes para se tornar parte do cotidiano dos motoristas. Em 2017, a Volvo irá iniciar na cidade sueca de Gotemburgo a avaliação com uma frota de 100 utilitários esportivos XC90 autônomos, que serão guiados por motoristas comuns, selecionados entre os clientes da marca.

Batizado de Drive Me, o projeto está atualmente na etapa de validação do sistema e das vias para operação dos veículos. De acordo com o fabricante, o equipamento de automação é baseado em boa parte dos sensores já existentes no XC90 de produção, que serão suplementados por uma nova geração de câmeras e radares de longo alcance, alimentados ainda com informações de tráfego transmitidas em tempo real pelas autoridades de trânsito.

Nesta fase inicial, os carros terão a opção de direção autônoma apenas em vias selecionadas e com boas condições climáticas. Em caso de emergência com o motorista, o sistema pode assumir o controle do veículo de forma automática, permitindo a parada em local seguro. Se mesmo assim não for possível evitar um acidente, uma caixa preta, como a utilizada nos aviões, vai registrar os parâmetros do carro no momento do impacto.

“Nosso objetivo é utilizar o conhecimento obtido com o Drive Me para atender as demandas dos clientes após 2017”, destacou Jonas Nilsson, líder da equipe de validação do sistema de direção autônoma da Volvo.

O fabricante não fala em prazos para a implantação do sistema em outras cidades ou países, embora destaque o seu interesse pelo mercado americano. “Acreditamos que os Estados Unidos são um mercado interessante para a direção autônomo. A demanda é alta, a malha viária é apropriada e o posicionamento das autoridades é positivo”, ressalou Karl-Johan Runnberg, diretor de assuntos governamentais do fabricante sueco.