Divulgação

Em terra de alemães, quem é sueco é rei. Não entendeu o trocadilho? Se você busca por um hatch premium, olhe para o Volvo V40 R-Design. E ele ficou mais belo depois do facelift, com nova grade frontal e faróis dotados de dois filetes de LED (Martelo de Thor), que caracterizam os Volvo atuais. Essa versão esportiva parte de R$ 166.900 e é uma opção interessante frente ao Mercedes-Benz A 250 Sport (R$ 210.900).

Mais barato e potente que esse rival alemão, o V40 R-Design oferece seus 245 cv e 35,7 kgfm de forma progressiva. O motor 2.0 turbinado da família Drive-E enche rápido, transmitindo respostas de prontidão em qualquer faixa de giro, pois está conectado a um câmbio automático de oito marchas. Essa caixa Geartronic tem funcionamento suave, possibilitando mudanças sequenciais pela alavanca ou pelas borboletas Só faltaram os “pipocos” nas trocas de marcha para aumentar a esportividade..

As suspensões não maltratam os ocupantes nas ruas/avenidas mal pavimentadas, enquanto a direção possui o peso ideal – não é pesada ao esterço tampouco molenga em altas velocidades. Ao ligar a função Eco+, há uma intensificação no funcionamento do start-stop, que passa a desligar o motor antes da parada total do veículo (abaixo de 7 km/h) e, dependendo da situação, desacopla a transmissão acima de 65 km/h.

Os destaques da cabine estão na qualidade dos acabamentos, nos confortáveis bancos de couro, no quadro de instrumentos configurável e no teto panorâmico. O espaço interno está na média dos outros hatches premium, como os também alemães Audi A3 Sportback, BWM Série 1 e Volkswagen Golf GTI. Entretanto, a central multimídia do V40 não tem conectividade com Android Auto nem Apple CarPlay.

A segurança sempre foi mandatória nos carros da Volvo. O pacote Safety é um opcional de R$ 15.000 e adiciona airbag externo para pedestres, sistemas de alerta ao condutor, de mudança de faixa e de pontos cegos, aleem de leitor de placas de trânsito, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego lateral e detector de pedestres e ciclistas com frenagem automática. Por R$ 181.900, você leva para casa um belíssimo hatch premium e ainda muito seguro!

PreviousNext

Ficha técnica:

Volvo V40 R-Design

Preço básico: R$ 166.900
Carro avaliado: R$ 181.900
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V, turbo, injeção direta, start-stop
Cilindrada: 1969 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 245 cv a 5.500 rpm
Torque: 35,7 kgfm de 1.300 a 4.000 rpm
Câmbio: automático sequencial, oito marchas
Direção: eletro-hidráulica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,369 m (c), 1,783 m (l), 1,420 m (a)
Entre-eixos: 2,647 m
Pneus: 245/40 R18
Porta-malas: 324 litros
Tanque: 62 litros
Peso: 1.583 kg
0-100 km/h: 6s3
Velocidade máxima: 240 km/h
Consumo cidade: 9,7 km/l
Consumo estrada: 12,5 km/l
Emissão de CO2: 125 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: E (Médio)