O novo Volvo XC40 híbrido foi apresentado agora há pouco em uma live. O nome completo do SUV compacto-médio é Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid R-Design. Trata-se do primeiro modelo do segmento com sistema híbrido, e marca também a eletrificação de toda a gama de SUVs da Volvo no Brasil. O modelo tem preço sugerido de R$ 245.950.

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MECÂNICA

O XC40 híbrido é a mecânica padrão da versão topo de linha R-Design, que tem visual incrementado e uma lista de equipamentos completíssima. A novidade é a mecânica que casa um motor 1.5 tricilíndrico turbo de 180 cv, que se soma a um elétrico de 82 cv, totalizando 262 cv. Em breve, a mecânica híbrida deve chegar às outras versões.

Quanto ao torque, são 27,02 kgfm de torque do motor a gasolina e 16,31 kgfm do elétrico. É o suficiente para acelerar de 0-100 km/h em 7,3 segundos, o que é muito bom. Para comparação, o XC40 Inscription Design custa R$ 219.950 e tem um quatro cilindros com 190 cv de potência.

O Volvo XC40 híbrido tem 47 quilômetros de autonomia no modo 100% elétrico. Isso no modo “Pure”, que pode ser selecionado por um botão no console. O modo padrão é o Hybrid, que combina os dois motores (e faz média de 50 km/l enquanto há carga na bateria). Ainda há o Power, que prioriza o desempenho, o Off-Road, para pisos ruins, e o Individual, que pode ser configurado pelo motorista. O câmbio é de sete velocidades.

Os faróis do Volvo XC40 híbrido são full-LED e direcionais. Em uma curva, o foco do farol vira junto com o volante para iluminar melhor. Além disso, a luz alta automática é bastante prática em estradas de mão dupla.

XC40 híbrido
Novo Volvo XC40 híbrido pode ser carregado em tomada convencional ou em carregamento rápido. A bateria também é recarregada nas frenagens ou pelo próprio motor do carro, quando se opta pela modo Charge. Útil para carregar na estrada e chegar na cidade com capacidade de rodar com emissão zero

EQUIPAMENTOS

Como os XC40 R-Design, o novo XC40 híbrido tem diversos sistemas semiautônomos de auxílio ao motorista. É capaz de dirigir “sozinho”, seja na cidade ou na estrada, esterçando o volante e mantendo a distância do veículo à frente. Além disso, tem assistente de manutenção em faixa e todos os recursos de auxílio já mais “comuns”, como alerta de ponto-cego.

O XC40 híbrido vem com teto panorâmico de série, o que ajuda a dar mais amplitude à cabine, que não é exatamente grande. Feito sobre a plataforma modular CMA (Compact Modular Architecture), o Volvo XC40 mede 4,425 m de comprimento, 1,863 m de largura, 1,652 m de altura e 2,702 m de entre-eixos.

Só para comparar, a nova geração do Audi Q3 (preços entre R$ 179.990 e R$ 209.990) mede 4,484 m de comprimento, 1,849 m de largura, 1,616 m de altura e 2,680 m de entre-eixos. As rodas são aro 20.

ENERGIA GRÁTIS

A Volvo vai garantir recarga de energia elétrica grátis durante um ano proprietários de veículos híbridos. A medida faz parte do programa batizado Volvo Recharge Offer e vai reembolsar os donos de veículos híbridos plug-in da marca com os valores gastos nas recargas do motor elétrico. Leia mais aqui.

E O ELÉTRICO VEM AÍ

Além deste XC40 híbrido “plugável”, ainda está para ser lançada a versão 100% elétrica, que MOTOR SHOW já conferiu em uma apresentação estática em Los Angeles, nos EUA (leia aqui). O XC40 elétrico estreia no Brasil no ano que vem. recharge passa a ser o sobrenome de todos os modelos 100% elétricos, além de uma denominação de toda a linha eletrificada dos carros da Volvo. Para marcar a mudança, a montadora vai oferecer recargas grátis no período de um ano para todos os Recharge, sejam plug-in ou elétricos.

Esta versão híbrida deve responder por 30% das vendas do XC40, um número bastante significativo. Ainda esta semana, MOTOR SHOW vai testar o carro e publicar aqui as impressões ao volante e os resultados de nossos testes de consumo.