VW anuncia robô autônomo para carregamento de carros elétricos

A praticidade será indicada para garagens subterrâneas ou estacionamentos fechados

Volkswagen anuncia robô autônomo para carregar carros elétricos
Foto: Volkswagen

Encontrar um posto de carregamento não é uma tarefa simples, mas a Volkswagen anunciou um robô capaz de achar e carregar sozinho um carro elétrico. A novidade é iniciada por meio de aplicativo e utiliza câmeras, scanners a laser e sensores ultrassônicos para se movimentar e também desviar dos objetos.

Todo o processo ocorre sem intervenção humana e a utilização será indicada para garagens subterrâneas ou estacionamentos fechados. O funcionamento é simples, pois o carregador é levado pelo robô até o veículo. Depois do processo concluído, ele traz o dispositivo de armazenamento de energia de volta à estação de carregamento.

“O robô de carregamento móvel desencadeará uma revolução quando se trata de carregar em diferentes instalações de estacionamento, como estacionamentos de vários andares, vagas de estacionamento e estacionamentos subterrâneos, pelo motivo de trazemos a infraestrutura de carga para o carro e não o contrário. Com isso, estamos tornando quase todos os estacionamentos elétricos, sem medidas individuais de infraestrutura complexas ”, resume Mark Möller, chefe de desenvolvimento da Volkswagen Group Components.

A inovação ainda é um protótipo e sem data de chegada ao mercado, porém, Möller acredita no potencial de um menor custo de investimento e de otimização de tempo para os usuários. “Essa abordagem tem um enorme potencial econômico. O trabalho de construção, bem como os custos para a montagem da infraestrutura de carregamento, podem ser reduzidos consideravelmente com o uso dos robôs. Mesmo o problema conhecido de uma estação de carregamento bloqueada por outro veículo não existirá mais com o nosso conceito. Você simplesmente escolhe qualquer espaço de estacionamento, como de costume, e depois pode deixar o resto para o nosso ajudante eletrônico.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel