13/02/2017 - 18:00
A Volkswagen do Brasil completou neste mês a marca de 3,5 milhões de automóveis exportados. Confira abaixo 10 curiosidades das exportações da filial brasileira da montadora alemã.
Pioneiros
As exportações da Volkswagen do Brasil começaram em 1970, com a venda de 13 unidades da Variant e da Kombi para o México e países da América do Sul.
Passat Iraque
Um dos primeiros grandes contratos de exportação da filial brasileira foi firmado com o Iraque, para a venda do Passat. O país do Oriente Médio recebeu 170 mil unidades do modelo entre 1983 e 1988.
Golf nos Estados Unidos
Entre 2000 e 2005, a Volkswagen enviou aos Estados Unidos 137.925 unidades do Golf produzidas na fábrica de São José dos Pinhais (PR)
Gol no topo
O Gol é o carro brasileiro mais exportado pela marca alemã. Foram enviadas 1.362.508 unidades do compacto para o exterior.
O Fox dos anos 1980
Em 1987, a Volkswagen do Brasil fechou um acordo para vender o Voyage e a Parati no Canadá e nos Estados Unidos. Com modificações mecânicas e no acabamento em relação aos carros vendidos no País, os dois modelos foram oferecidos como Fox (Voyage) e Fox Wagon (Parati) e somaram 227.087 unidades comercializadas.
Novos nomes e motores
No exterior, o Gol mudou de nome (foi vendido como Pointer no México, Rússia e Egito) e chegou a receber motorização a diesel para atender aos mercados da Argentina, Paraguai e Uruguai.
Números
Maior exportadora do setor automotivo no País, a marca fechou o ano passado com 107.322 automóveis enviados para 17 países. Em toda a história, a filial brasileira já vendeu carros para 147 países.
Destinos exóticos
O Gol já foi exportado para a China, Irã, Rússia, Ucrânia e as ex-repúblicas soviéticas do Turcomenistão e Azerbaijão. Atualmente, a Saveiro é vendida na Jamaica, Honduras e no Panamá.
Principal mercado
Os argentinos são os maiores compradores de carros da Volkswagen brasileira. Foram 57.555 automóveis embarcados para o país apenas no ano passado.
Porta de saída
Para enviar seus carros ao exterior por via marítima, a Volkswagen utiliza os portos de Santos e São Sebastião, em São Paulo, e Paranaguá, no Paraná.