A Volkswagen do Brasil completou neste mês a marca de 3,5 milhões de automóveis exportados. Confira abaixo 10 curiosidades das exportações da filial brasileira da montadora alemã.

Pioneiros

Divulgação
Divulgação

As exportações da Volkswagen do Brasil começaram em 1970, com a venda de 13 unidades da Variant e da Kombi para o México e países da América do Sul.

Passat Iraque

Divulgação
Divulgação

Um dos primeiros grandes contratos de exportação da filial brasileira foi firmado com o Iraque, para a venda do Passat. O país do Oriente Médio recebeu 170 mil unidades do modelo entre 1983 e 1988.

Golf nos Estados Unidos

Divulgação
Divulgação

Entre 2000 e 2005, a Volkswagen enviou aos Estados Unidos 137.925 unidades do Golf produzidas na fábrica de São José dos Pinhais (PR)

Gol no topo

Divulgação
Divulgação

O Gol é o carro brasileiro mais exportado pela marca alemã. Foram enviadas 1.362.508 unidades do compacto para o exterior.

O Fox dos anos 1980

Divulgação
Divulgação

Em 1987, a Volkswagen do Brasil fechou um acordo para vender o Voyage e a Parati no Canadá e nos Estados Unidos. Com modificações mecânicas e no acabamento em relação aos carros vendidos no País, os dois modelos foram oferecidos como Fox (Voyage) e Fox Wagon (Parati) e somaram 227.087 unidades comercializadas.

Novos nomes e motores

Divulgação
Divulgação

No exterior, o Gol mudou de nome (foi vendido como Pointer no México, Rússia e Egito) e chegou a receber motorização a diesel para atender aos mercados da Argentina, Paraguai e Uruguai.

Números

VW inicia exportação do up! para o Uruguai
Divulgação

Maior exportadora do setor automotivo no País, a marca fechou o ano passado com 107.322 automóveis enviados para 17 países. Em toda a história, a filial brasileira já vendeu carros para 147 países.

Destinos exóticos

Reprodução
Reprodução

O Gol já foi exportado para a China, Irã, Rússia, Ucrânia e as ex-repúblicas soviéticas do Turcomenistão e Azerbaijão. Atualmente, a Saveiro é vendida na Jamaica, Honduras e no Panamá.

Principal mercado

Volkswagen
Volkswagen

Os argentinos são os maiores compradores de carros da Volkswagen brasileira. Foram 57.555 automóveis embarcados para o país apenas no ano passado.

Porta de saída

Volkswagen
Volkswagen

Para enviar seus carros ao exterior por via marítima, a Volkswagen utiliza os portos de Santos e São Sebastião, em São Paulo, e Paranaguá, no Paraná.