Com 9,9 milhões de carros de passeio e comerciais leves vendidos em todo o mundo no ano passado, a Volkswagen desbancou a Toyota e assumiu a liderança no ranking mundial de fabricantes de veículos, aponta um levantamento da consultoria italiana focus2move feito em 110 países. Esta é a primeira vez na história que uma fabricante europeia assume a ponta no setor.

Os alemães venderam 100 mil veículos a mais que a fabricante japonesa, que liderava há cinco anos. Influência do forte crescimento das marcas Skoda e Audi, que venderam respectivamente 10,2% e 9,3% a mais que em 2013.

No restante do ranking, as posições se mantiveram inalteradas em relação ao levantamento divulgado no ano passado. Líder até 2008, a GM encerrou mais um ano na terceira colocação, com 8 milhões de carros vendidos, seguido do grupo Renault-Nissan (7,95 milhões) e da Hyundai-Kia (7,56 milhões). Ford, Fiat-Chrysler, Honda, Peugeot-Citroën e Suzuki, nesta ordem, completam a lista das 10 maiores.

Em 2014, o Brasil perdeu para a Alemanha a quarta colocação no ranking dos principais mercados automobilísticos mundiais