Agora é oficial: a nova geração do esportivo Golf GTI tem pré-venda no Brasil para pouquíssimos compradores, custando R$ 430 mil com bancos em couro ou R$ 445 mil com o característico tecido xadrez. De qualquer forma, caro. Além disso, a VW tem políticas exclusivas para quem compra um Golf GTI… 

+Golf GTI e Jetta GLI: quando, como e por quanto chegarão os novos esportivos da Volkswagen

+Avaliação: novo Honda Civic Type R é presente dos deuses

PreviousNext

A primeira é que apenas clientes que já tiveram esportivos da marca no passado, seja GTS, GLI ou GTI, ou ainda outros esportivos do Grupo Volkswagen, como Audi e Porsche, podem comprar um GTI desses. Após isso, a concessionária é que deve entrar em contato com o pretendente, avisando que ele “foi contemplado” a ter um Golf GTI. Ainda há a limitação de um carro por CPF ou CNPJ. 

VW Golf GTI – Foto: VW/divulgação

Depois de pagar 10% do valor total como sinal, o cliente garante um kit exclusivo do clube de proprietários, além da sua identificação dentro do grupo. Todos os participantes farão parte do clube exclusivo com comunicação direcionada aos membros e acesso a experiências exclusivas para usar seu Golf GTI na pista e nas estradas.  

PreviousNext

Os compradores escolhidos ainda precisarão assinar um termo contratual que, no momento da revenda do carro como usado, exige que ele seja oferecido primeiro à Volkswagen do Brasil. A entrega das primeiras unidades 0 km devem ocorrer em março de 2026. Saiba mais sobre o hatch esportivo clicando aqui.  

VW Golf GTI – Foto: VW/divulgação

O que dá para comprar com os R$ 445 mil do Golf GTI?

Mas, o que dá para comprar com os R$ 445 mil do Golf GTI 2025? Veja cinco exemplos de negócios automotivos bacanas, envolvendo carros 0 km, que podem custar bem menos do que o modelo da Volks. 

Dois Fiat Pulse Abarth (sobram R$ 129 mil) 

Fiat Pulse Abarth 2026 – Foto: Fiat/divulgação

O SUV esportivo da Fiat tem motor 1.3 turboflex com até 185 cv de potência, transmissão automática de seis marchas com relação exclusiva, além de direção, freios e suspensões preparados para o desempenho e dinâmica de condução. O ronco esportivo é garantido pelo sistema de escape único. Custa R$ 158 mil sem opcionais, e duas unidades saem por R$ 316 mil. Ainda são mais R$ 129 mil até o Golf GTI. 

Um Honda Civic Type R (sobram R$ 15 mil) 

Honda Civic Type R – Crédito: Divulgação

Esportivo da Honda compete diretamente com o Golf R, modelo acima do GTI. Usa um motor 2.0 turbo de quase 300 cv de potência, transmissão manual de seis marchas, freios Brembo e outros destaques. Custa R$ 430 mil, ou o mesmo que a VW cobra pelo Golf GTI com bancos em couro. 

Um Toyota GR Corolla (sobram R$ 28 mil) 

GR Corolla – Crédito: Divulgação

Arquirrival do Civic Type R, o GR Corolla parte de R$ 417 mil na versão Core. Usa um pequeno 1.6 superalimentado, que entrega mais de 300 cv de potência. O câmbio é manual de seis marchas, como no Honda, mas o Toyota tem tração nas quatro rodas. 

Um BYD Seal AWD (sobram R$ 145 mil) 

BYD Seal – Crédito: Divulgação

Sedan grande e luxuoso da BYD, o Seal tem propulsão elétrica e desempenho esportivo: são 531 cv de potência e tempo de 0 a 100 km/h digno de Porsche (3,8 segundos). Sua autonomia elétrica, pelo Inmetro, é de 372 km. A tração é permanente nas quatro rodas, garantida por um motor elétrico acoplado a cada eixo.  

Dois VW Nivus GTS (sobram R$ 79 mil) 

VW Nivus GTS – Foto Lucca Mendonça

Tabelado em R$ 183 mil, o Nivus GTS é o esportivo legítimo mais barato da marca hoje. Com isso, é possível comprar dois dele (R$ 366 mil no total), e ainda embolsar quase R$ 80 mil, para atingir o preço do Golf GTI. O Nivus GTS usa motor 1.4 turboflex com 150 cv e 25,5 mkgf de torque, aliado ao câmbio automático de seis marchas.