A Volkswagen está revelando aos poucos as informações do novo membro de sua família elétrica, o ID.7, apresentado no inicio de janeiro. Desta vez, o fabricante abordou as novas tecnologias de ar-condicionado.

O sistema inicia o resfriamento ou aquecimento do interior do veículo antes do início da viagem.

A VW afirma que isso é possível, entre outras coisas, pelas saídas de ar controladas eletronicamente que distribuem o ar no interior do veículo assim que o motorista se aproxima dele portando a chave.

Ele também pode obedecer a comandos de voz, leva em conta a posição do sol, assim como as preferências individuais do usuário. Veja abaixo como funciona cada tecnologia.

PreviousNext

Saídas de ar inteligentes

Caso a porta for aberta em condições de alta temperatura externa, as saídas de ar inteligentes no cockpit distribuem o ar rapidamente por uma grande área através de movimentos horizontais.

Outro destaque é que quando os passageiros estão acomodados no carro, o fluxo de ar pode ser redirecionado diretamente para o corpo ou usado para ventilação indireta do espaço interno, conforme a preferência do usuário. O ID.7 é o primeiro modelo da Volkswagen com esse sistema de controle inteligente.

+ Volkswagen revela novo Polo GTS, que chega por R$ 145.790
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Passat elétrico: Volkswagen revela seu novo sedã com 700 km de alcance
+ Confirmado: Volkswagen Golf e Tiguan terão futuro elétrico

Controle digital

A função de controle de clima fica localizada na nova tela de infotainment de 38 centímetros (15 polegadas) do ID.7.

Utilizando o menu do ar-condicionado, todas as saídas de ar inteligentes podem ser controladas digitalmente. A força e direção dos movimentos do ar podem ser ajustadas e armazenadas individualmente. Inclusive, a temperatura pode ser controlada por comandos de toque deslizantes iluminados.

PreviousNext

Comandos de voz

Um comando de voz também pode ativar o sistema de ar-condicionado e pedidos “especiais” podem ser armazenados como “Smart Climates”. Por exemplo, um programa é selecionado para ativar o aquecimento do volante se o comando “Olá, Volkswagen, minhas mãos estão frias” for falado. Ele irá direcionar o ar quente para as mãos no volante por aproximadamente cinco minutos.

Detecção da posição do sol

“Quando a função automática é ativada, o sistema inteligente reage às condições climáticas externas. Um sensor na área do para-brisa, por exemplo, detecta o ângulo de incidência da luz do sol em condições de alta temperatura externa e alta intensidade solar. Se o sol estiver atingindo intensamente um dos lados do veículo, o ID.7 adapta o ar-condicionado para atuar mais fortemente nas áreas mais quentes: primeiro em direção a área específica do interior do carro e, num segundo passo, especificamente na direção dos ocupantes do veículo”, diz a VW.

Lançamento em 2023

Depois do ID.3, ID.4, ID.5 e ID.6 (China) e o ID.Buzz, o ID.7 será o sexto modelo na família ID. de modelos totalmente elétricos.

Juntamente com o ID.4, ele será o segundo veículo global da Volkswagen baseado na plataforma modular elétrica (MEB). Ele promete um alcance de 700 km.

A apresentação mundial e completa do ID.7 está programada para o segundo trimestre de 2023. O lançamento do sedã elétrico na China e Europa deve ocorrer este ano. Para a América do Norte, a estreia está prevista para 2024.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Confira o valor do seguro dos 10 carros 0km mais vendidos em 2022
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Segredo: o novo Toyota elétrico será feito para o uso urbano
+ Royal Enfield Super Meteor 650 será comercializada no Brasil em 2023
+ Zona Azul: valor recebe reajuste a partir desta sexta (20) na cidade de SP
+ Avaliação: Toyota Corolla Cross híbrido põe o consumo acima de tudo; vale a pena?
+ Yamaha lança Fazer FZ15 ABS 2023 a partir de R$ 16.990
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Confirmado: novo Nissan Sentra chega no fim de março
+ IPVA SP 2023: parcela vence para veículos com final de placa 7
+ SP autoriza transferência de veículos com parcelas de IPVA a vencer
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)