Durante o Salão de Munique, na Alemanha, a VW apresentou o ID.Cross, 100% elétrico, SUV pequeno que vem bem a calhar para o mercado brasileiro. Como a própria marca diz, terá preço e proposta atraentes.  

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VW ID.Cross – Foto: divulgação

Como é o VW ID.Cross?

De acordo com a Volks, o modelo servirá bem tanto para uso urbano quanto para rodoviário, o que é interessante para o público brasileiro, que costuma usar o mesmo carro para a rotina diária e para viagens nos finais de semana. Oficialmente, a previsão é que ele dê as caras ainda em 2026, utilizando a plataforma modular MEB, dedicada a veículos elétricos.  

VW ID.Cross – Foto: divulgação

O tamanho geral, e até o formato do ID.Cross, seguem uma receita bem similar à do nosso atual T-Cross, o que levou muita gente a chamar o carro de “T-Cross elétrico”. A escolha do nome do carro-conceito também ajuda nessa associação, vale falar. Segundo Thomas Schäfer, chefão mundial da Volkswagen, esse é o “nome certo”, em substituição as antigas nomenclaturas da marca para seus modelos elétricos, que juntava letras e números.  

Menor que T-Cross

VW ID.Cross – Foto: divulgação

Com linhas simpáticas, o carrinho mede 4,16 m de comprimento e tem 2,60 m de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, um T-Cross atual tem 4,21 m e 2,65 m, respectivamente. O ID.Cross, porém, é mais largo (1,84 m) e mais alto (1,59 m), do que o nosso SUV compacto, hoje líder do seu segmento. Essas medidas, vale falar, são do conceito do Cross, e podem mudar frente ao carro de produção em série.  

VW ID.Cross – Foto: divulgação

As semelhanças com o T-Cross, no entanto, não aparecem na combinação roda/pneu do conceito: os designers desenvolveram uma roda de liga-leve de 21 polegadas especificamente para o conceito do SUV ID, chamada Balboa. Em cooperação com a Goodyear, pneus especiais 235/40 R21 foram projetados para o carro de exposição, que dão continuidade ao design do aro na lateral do pneu. 

ID.Cross
VW ID.Cross – Foto: divulgação

ID.Cross: bom de porta-malas e de reboque

Outros números chamam a atenção no SUV compacto 100% elétrico. Como exemplo, o enorme porta-malas traseiro de 450 litros, que, somado aos 25 do compartimento sob o capô dianteiro, totalizam mais de 475 litros de espaço para bagagens. Para que se tenha uma ideia, é o mesmo tamanho oferecido pelo Jeep Compass, médio. Um T-Cross tem 100 litros a menos, aproximadamente.  

VW ID.Cross – Foto: divulgação

Além disso, com freio, o ID.Cross consegue puxar até 1.200 kg no reboque, ou o equivalente a um carro pequeno, como um Nissan Kicks Play. O T-Cross, enquanto isso, é homologado para 550 kg com freio, menos da metade. Boa notícia para quem costuma tracionar carretinha por aí, por exemplo. 

VW ID.Cross – Foto: divulgação

Por dentro do ID.Cross

Por dentro, a VW destaca forrações em tecido e “ambiente agradável” quanto a iluminação e acomodação. O conceito conta com cabine inteira em um tom de bege claro, e inclui duas telas: o painel de instrumentos digital tem 11” e a multimídia horizontal mede outras 13”. Seu volante multifuncional conta com partes superior e inferior aplanadas, mais ou menos como no Volvo EX30. No painel também estão nove botões físicos para controlar funções primordiais do carro. 

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Motorização

Além disso, o ID.Cross terá tração dianteira, como o SUV compacto vendido hoje. No carro-conceito, falamos de 211 cv de potência, número digno de SUVs grandes a combustão. A autonomia com uma carga completa, estimada pela medição WLTP, ronda os 420 km, porém o tamanho das baterias de tração não foi revelado. Com esse conjunto, o modelo deve atingir os 175 km/h de velocidade máxima, com limitador.  

VW ID.Cross – Foto: divulgação

A previsão é que o VW ID.Cross tenha sua estreia marcada para o verão europeu de 2026, ou mais ou menos metade do próximo ano. Será o penúltimo dos Volkswagen elétricos da nova safra, meses antes do lançamento do hatch pequeno ID.EVERY1.