08/07/2025 - 16:16
A VW divulgou uma das primeiras campanhas do seu futuro hatch elétrico de produção em massa, o ID.Every1 (algo como “ID pra todo mundo”). A marca, porém, já adiantou que esse não será seu nome oficial, e que vai parar de batizar seus modelos elétricos com códigos complicados.
+Perdeu o ID? Por que a Volkswagen mudará o nome dos seus carros elétricos
+BYD lança Dolphin Mini na Europa com outro nome

Como é a campanha do ID.Every1?
De qualquer forma, a tal campanha tem como diferencial a criação por IA, Inteligência Artificial. No vídeo curto, criado para mídias sociais como Instagram e TikTok, principalmente, um edifício em uma rua é visto como um mostruário com vários exemplares do ID.Every1, de diferentes cores, todos embalados em caixinhas plásticas, como miniaturas. Nelas, aliás, é possível ver a inscrição “Escala 1/1”, ou seja, tamanho real do modelo.
O roteiro, que também parece ter tido grandes pitacos de IA, envolve um desses “carrinhos” em tamanho real caindo na calçada, e quase atingindo um casal que passava por ali, sempre com tom descontraído e sem sustos. Em seguida, um ID.Every1 na cor de cobre se aproxima da câmera, piscando os faróis.

Você pode assistir o vídeo clicando aqui.
Como é o VW ID.Every1
Mas, que bicho é esse? O ID.Every1 ainda está na fase de conceito, e seria mais ou menos como um VW Polo elétrico de dimensões mais compactos, grosso modo. Um hatch compacto com proposta mais popular (a própria marca fala em cerca de 20 mil Euros, ou cerca de R$ 127 mil na cotação atual), desenvolvido na Europa e pensado para a Europa. A produção está prevista para 2027, pelo menos.

Feito na base MEB (sigla para “Plataforma Modular Elétrica”, em tradução), ele virá com tração dianteira e já tem até powertrain definido: motor elétrico dianteiro de 95 cv, ainda sem torque definido. A julgar por modelos com potência similar, estima-se algo ao redor de 17 ou 18 mkgf. Com ele, o ID.Every1 pode atingir velocidade máxima superior aos 130 km/h, com autonomia mínima de 250 km.

Com um comprimento de 3,88 m, o ID.Every1 está posicionado entre o antigo up! (3,69 m), o irmão elétrico ID. 2all (4,05 m) e o atual Polo (4,07 m). No interior, oferece espaço para quatro pessoas e um 305 litros de capacidade de porta-malas. Para efeito de comparação, o Polo atual comporta 300 litros. O carro conceito usa pneus 225/40, de perfil bem baixo, com grandes rodas aro 19. Isso deverá mudar.
A proposta do hatch é ser simples, e ser minimalista no interior, conforme já adianta o conceito. A própria Volks, em contrapartida, já disse que criará novos carros com botões físicos ao invés de muitos comandos digitais, o que pode dar outro norte ao projeto interno do hatch elétrico.
O VW ID.Every1 virá ao Brasil?
Ainda é muito cedo para apostar, mas há chances de o pequeno hatch elétrico fazer parte da frota nacional da marca. O projeto de baixo custo pode servir bem à mercados emergentes, como o brasileiro, e o porte compacto permitirá que a VW brigue diretamente com chineses, como BYD Dolphin Mini, atual carro elétrico mais vendido por aqui. Até agora, vale falar, a marca alemã diz que seu hatch ID foi criado na Europa e para o mercado europeu, sem abrir parênteses para sua presença em outros continentes.