Fui diretor de redação da MOTOR SHOW por mais de 10 anos e, nesse período, eu e minha equipe desvendamos muitos segredos da indústria automobilística brasileira. Alguns até mundiais, como foi o caso do Toyota Yaris, Mercedes Classe E de farol redondo e até o Volkswagen Nivus, quando ninguém pensava em um pequeno SUV coupê. E essa história do Volkswagen é das boas, que merece ser contada hoje, sete anos depois. 

Durante os mais de 50 anos de minha carreira jornalística, fiz uma incontável lista de fontes de pessoas ligadas diretamente a indústria automobilística, e tantas na indústria de autopeças. Assim, toda vez que surgia uma dúvida com relação a um novo produto, imediatamente recorria ao telefone e contatava algumas dessas fontes para saber o que havia de fato ou fofoca no meio.  

+ Gol GTi, Kadett GSi e Escort XR3: um tira-teima em Interlagos para definir o melhor

+ Impressões na pista: VW Nivus GTS honra com méritos o legado do Polo GTS

Foto: acervo pessoal do autor

Novo projeto de SUV coupê (Nivus)

Em uma conversa informal com um desses amigos, fiquei sabendo que a Volkswagen estava bem adiantada no projeto de um novo coupê, que seria um aventureiro urbano baseado no Polo, inclusive utilizando parte da estrutura de sua carroceria, mas com a ousadia de uma traseira inclinada numa carroceria de utilitário. Um SUV coupé! 

O objetivo desse novo produto era o de recriar o sucesso obtido anos antes com o Crossfox, um modelo apresentado como conceito sobre o Fox de duas portas, e que havia sido mostrado ao público pela primeira vez no Salão do Automóvel de 2004. O sucesso do “Fox off-road” foi tão grande que a VW quase que se viu obrigada a lançar o Crossfox em 2005.  

Volkswagen CrossFox – Foto: divulgação

O modelo, que pretendia responder por 30% das vendas do Fox em 2005, em curtíssimo espaço de tempo já representava mais de 50% do share. Dependendo da situação, a VW vendia mais Crossfox do que Fox, deixando claro que a maioria dos consumidores daquele porte de carro gostavam dele na versão aventureira.  

Como o Fox estava com os seus dias contados, a VW precisava trabalhar rapidamente para criar outra galinha dos ovos de ouro como era o Crossfox, que saiu de linha em 2017. Por isso, a marca trabalhava a toque de caixa num produto que poderia ser batizado de CrossPolo. Mas a ousadia da marca ia além. Ao invés de criarem simplesmente uma versão aventureira do Polo, partiram para um design mais ousado e fizeram um SUV coupê em cima do seu sucesso europeu.   

Foto: acervo pessoal do autor

Depois de boas conversas com fontes, levantei o máximo possível de informações sobre aquele ousado projeto. Na época, criamos, inclusive, projeções de como ele poderia ser na vida real, feitas por um ilustrador consagrado do ramo.  

Em maio de 2018, a matéria sobre o futuro novo modelo da Volks foi publicada pela MOTOR SHOW. Houve uma incredulidade por parte dos jornalistas especializados aqui do país, que pensavam ser uma “ideia furada” e pouco provável. Porém, nesse momento estávamos dando um furo mundial, afinal de contas o carro seria lançado para o mercado latino-americano e para o mercado europeu, onde é vendido como Taigo.

Foto: acervo pessoal do autor

O furo da MOTOR SHOW sobre o SUV coupé, que depois conheceríamos como Nivus, era mundial! Para chegar a esses resultados positivos, peguei de algumas fontes ligadas a marca uma descrição detalhada de como era o carro, principalmente daqueles que tinham visto protótipos ao vivo ou em foto. A partir daí, fui pautando o especialista em imagens digitais, e o Nivus foi nascendo. 

Sabia que a mecânica seria idêntica a do Polo em suas versões mais ricas: motor turbo com injeção direta de 128 cv e torque de cerca de 20,5 mkgf, com câmbio automático de seis marchas. Pois foi assim que o Nivus surgiu e chegou ao mercado brasileiro dois anos depois, em meados 2020, plena pandemia de COVID-19. Exatamente como a MOTOR SHOW havia descrito em sua reportagem de maio de 2018, em que pese um design mais próprio e distinto do Polo. Porém, no apanhado, acertamos e muito! 

Foto: acervo pessoal do autor

Crédito para a MOTOR SHOW

Apesar da incredulidade inicial dessa matéria da MOTOR SHOW, já no segundo semestre de 2018, andaram flagrando protótipos do novo carro rodando Brasil afora. A imprensa especializada descobriu que o tal projeto de SUV coupé de fato existia, e já estava em testes avançados pelo país. Quando portais, sites e publicações do meio automotivo falavam do futuro modelo, davam ao crédito da primeira notícia para a MOTOR SHOW.  

Essa foi mais uma amostra do trabalho sério e competente da revista ao longo de décadas, e a credibilidade de seus profissionais estava lá, a prova de todos. E o Nivus caiu em cheio nas graças do consumidor brasileiro: hoje é um carro que serve como referência ao mercado de aventureiros urbanos, e foi o primeiro na tal pegada coupé, ganhando inclusive um concorrente de peso nos mesmos moldes (Fiat Fastback).

VW Nivus GTS – Foto Lucca Mendonça

Mas o Nivus, ou “Polo CUV”, como era chamado na fase de protótipo, você viu primeiro aqui, na MOTOR SHOW.