28/05/2020 - 11:47
O VW Nivus, aguardado SUV-cupê da Volks, enfim foi apresentado oficialmente, sem disfarces. Mas ainda não está à venda (a pré-venda começa “ainda este semestre). Adiantado por MOTOR SHOW há mais de dois anos, ele teve sua estreia mundial hoje (28/5). O evento foi realizado pela internet, por conta da pandemia do Covid-19.
O SUV-cupê é um modelo global desenvolvido no Brasil, com produção na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Futuramente, ele será feito na Europa e estará nas concessionárias argentinas no fim do segundo semestre deste ano.
A partir do primeiro semestre de 2021, ele desembarca nos demais mercados sul-americanos. Já no Velho Continente, fará a estreia no segundo semestre do próximo ano.
POSICIONAMENTO
A novidade debuta para ficar posicionada acima do Polo e abaixo do “irmão” T-Cross. Enquanto o T-Cross é um carro para a família, o VW Nivus “é para um cliente mais conectado e mais jovem, que quer um design inovador”, explica Gustavo Schmidt, do marketing da Volks. Leia aqui nossa análise de como o Nivus pode ajudar a Volks a conquistar a liderança de vendas.
Construído sobre a plataforma MQB A0, o SUV-cupê do Polo, oferece 4,266 m de comprimento (4,19 m no T-Cross), 1,757 m de largura, 1,493 m de altura e 2,566 m de entre-eixos. A distância entre-eixos é apenas 0,2 mm menor que no hatch Polo, enquanto o irmão T-Cross tem entre-eixos do sedã Virtus). Por conta do balanço traseiro generoso, o porta-malas do VW Nivus tem capacidade para 415 litros, contra 373 do T-Cross.
REVOLUÇÃO?
Embora o segmento de SUV-cupês esteja em alta no mundo há anos, a VW diz que o carro é algo totalmente “novo e revolucionário”. Mas a verdade é que o primeiro modelo do tipo tem 15 anos. Foi o Ssangyong Actyon, de 2005 — leia mais sobre a origem dos SUV-cupês aqui.
Mas a revolução da Volks de fato acontece, e está em trazer esse tipo de design para o segmento abaixo de R$ 100 mil. Nesta faixa de preços, é único, e uma grande sacada da marca. O Nivus possui uma personalidade própria e, entre os destaques, está o caimento suave da coluna “C”, além de lançar o novo logotipo da Volkswagen.
A MECÂNICA DO VW NIVUS
Sob o capô do VW Nivus, fica o motor tricilíndrico 1.0 com turbo e injeção direta (200TSI). Ele está casado ao câmbio automático de seis marchas e entregar 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque (etanol).
Trata-se do mesmo conjunto mecânico dos modelos Polo, Virtus e T-Cross. Segundo o fabricante, foram descartados tanto o motor 1.4 quanto o câmbio manual. “Inicialmente pensamos em versão manual, mas não era exatamente para esse momento”, explica Schmidt. Uma decepção, mas esperamos que ela venha, mesmo que um pouco mais tarde. O T-Cross manual é bem divertido (leia aqui).
Os freios são a disco nas quatro rodas em todas as configurações, enquanto as suspensões, direção e controle de estabilidade receberam um acerto específico.
Por dentro, um dos pontos altos da cabine do VW Nivus é o multimídia VW Play. É um sistema totalmente desenvolvido no Brasil e tela de 10″. Entre as funcionalidades, estão presentes a conectividade Android Auto/Apple CarPlay (conexão sem fio) e informações sobre o veículo e uma loja de aplicativos, que possibilita acessar Waze, Deezer, Estapar, Porto Seguro e até o iFood.
SEGURANÇA
Já entre os itens de segurança, o Nivus terá o controlador de velocidade adaptativo (ACC) — item único no segmento, mas que deve ser cobrado à parte (item não oferecido pelo T-Cross, mas que deve ser em breve). Além disso, o VW Nivus tem frenagem autônoma de emergência (AEB), capaz evitar colisões a até 50 km/h.
O VW Nivus será um “SUV de entrada”, e deve ficar na faixa de R$ 80 a R$ 100 mil. Mas a marca não revelou versões (embora, obviamente, devam ser Comfortline e Highline, como o padrão da marca).
EM PRIMEIRA MÃO
Abaixo, você confere o VW Nivus como MOTOR SHOW adiantou, um furo mundial, há pouco mais de dois anos. Na época, quando ninguém pensava neste carro, nossa fonte o revelou e fizemos a ilustração abaixo. Até que chegamos bem perto, não?