VW Polo e Volvo XC60 levam nota máxima no Euro NCAP

O hatch da Volkswagen gabaritou e o SUV da marca sueca foi considerado o carro mais seguro avaliado neste ano


O Euro NCAP, órgão independente que avalia a segurança dos carros vendidos no mercado europeu, anunciou os resultados de uma bateria de testes de colisão realizados com oito modelos, dois dos quais (VW Polo e Volvo XC60), são vendidos também no mercado brasileiro.

O hatch compacto da Volkswagen recebeu cinco estrelas na proteção de adultos e crianças. Mesmo desempenho do Polo brasileiro no Latin NCAP (leia mais aqui). A menor nota do modelo (59%) foi na oferta de equipamentos capazes de prevenir acidentes, já que o Polo não conta com assistente de mudança de faixa. Vale lembrar que o carro vendido na Europa traz itens indisponíveis no Brasil, como os airbags de cortina e o sistema de frenagem automática de emergência.

Já o Volvo XC60 de nova geração, lançado no País em agosto, foi considerado pelo órgão o carro mais seguro testado no ano, com uma nota de 98% na proteção para adultos. Desempenho superior até do que o do irmão maior XC90, que obteve a pontuação de 97% em 2015.

Outros modelos avaliados nesta bateria de testes foram a nova geração do Citroën C3 Aircross, o Mitsubishi Eclipse Cross, Opel Crossland X, Skoda Karoq, VW T Roc e o Seat Arona.