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Ainda com camuflagem, a Volkswagen divulgou nesta sexta-feira (4) as primeiras imagens oficiais do novo Polo brasileiro. Com início da produção em série programado para setembro, o Polo de sexta geração feito em São Bernardo do Campo (SP) já está em fase final de testes. Descubra quais as principais diferenças entre os carros europeu e brasileiro que já foram reveladas pela montadora.

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Motor e câmbio

O conjunto motriz será bem diferente. O Polo europeu é oferecido inicialmente apenas com o motor 1.0 aspirado (de 65 e 75 cv) e o 1.0 TSI (de 95 cv). E em breve chegam o novo 1.5 TSI de 150 cv e o GTI, com o 2.0 TSI de 200 cv. Na carro brasileiro, a linha vai incluir três opções de propulsor: o 1.0 MSI (aspirado) com cerca de 90 cv, o 1.0 TSI de 128 cv e um 1.6 16V de 120 cv. Mas enquanto o europeu tem a opção do câmbio automatizado DSG de sete marchas e dupla embreagem no motor TSI, o brasileiro irá contar com o mesmo câmbio automático convencional de seis marchas já utilizado em Golf e Jetta.

Suspensão

O conjunto é o mesmo do europeu, do tipo MacPherson na dianteira e de eixo de torção na traseira. Mas o Polo brasileiro terá suspensão 20 mm mais alta, além de adotar uma barra estabilizadora dianteira 20 mm mais grossa no TSI. Molas e amortecedores também terão calibragem diferente, mais voltada para o conforto.

Rodas e pneus

O Polo da Europa é oferecido atualmente com rodas de 14, 15, 16 e 17 polegadas. Já o do Brasil vai utilizar três conjuntos diferentes, calçados com pneus 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17.

Tecnologia

O Polo será o primeiro compacto brasileiro equipado com o sistema de frenagem automática pós-colisão e o detector de fadiga do condutor (até então, o Golf era o único VW nacional que contava com esses itens de segurança), além de receber (como opcional) com o mesmo painel digital configurável com tela de 10,2 polegadas do carro europeu. Mas deverão ficar de fora itens como o piloto automático adaptativo e o carregador de celular por indução, que são oferecidos como opcionais no exterior.