VW Saveiro Surf: para os surfistas ou… gente mais descolada

Roberto Assunção

Podemos dizer que a Saveiro Surf mira um público mais descolado ou aqueles consumidores jovens de alma. Ela surgiu pela primeira vez em 2002, quando a Volks patrocinou o Brasileiro de Surf. Oferecida somente com cabine simples, exibe grade do radiador com friso cromado, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, rodas de liga leve aro 15 exclusivas, retrovisores com repetidores de seta incorporados, para-choque inspirado no do Gol Rallye, adesivos e emblemas laterais e colunas B pretas – mesma tonalidade das molduras das caixas de rodas e do santantônio.

Ao entrar na cabine, notam-se alguns detalhes a mais, como o acabamento em couro sintético nos bancos e nas laterais das portas. O ar-condicionado, o trio elétrico e o sensor de estacionamento são de série, assim como as pedaleiras de alumínio. A ergonomia é favorecida pela coluna de direção ajustável em altura e profundidade. Outra comodidade é a rede de fixação de objetos instalada atrás dos encostos dos bancos. Dois pacotes opcionais estão disponíveis: um é formado por capota marítima, janela traseira corrediça e ganchos deslizantes na caçamba (R$ 1.455).


Como é comum nas séries especiais da Volkswagem, o interior é como o de outras versões. Destaque para o volante multifuncional e os bancos em couro sintético

O outro custa R$ 1.386 e adiciona volante multifuncional, rádio AM/FM, MP3, Bluetooth, entrada USB e auxiliar, além do I-System com ECO-Comfort, que informa de alertas de manutenção do veículo até como dirigir de forma mais econômica. Com todos esses itens e pintura metálica, o preço da versão Surf vai a R$ 52.710 – praticamente o mesmo preço da Fiat Strada Working Cabine Dupla (R$ 50.180). Contudo, esta última oferece uma cabine bem mais espaçosa, vale lembrar.

A “picapinha” não é só um rostinho bonito. O motor 1.6 8V oferece fôlego nos baixos e nos médios giros, garantindo agilidade. O câmbio manual de cinco marchas possui engates leves e precisos – característica dos modelos Volkswagen. Já as suspensões têm calibração correta, que asseguram boa estabilidade mesmo estando com a caçamba descarregada. O compartimento de carga tem capacidade para 924 litros e espaço para acomodar objetos grandes – como pranchas de surf, é claro.

—–

Ficha técnica:
 

Volkswagen Saveiro Surf CS
 

Motor: 4 cilindros em linha, 16V
Cilindrada: 1598 cm3
Combustível: flex
Potência: 101 cv a 5.250 rpm (g) e 104 cv a 5.250 rpm (e)
Torque: 15,4 kgfm a 2.500 rpm (g) e 15,6 kgfm a 2.500 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Tração: dianteira
Direção: hidráulica
Dimensões: 4,493 m (c), 1,708 m (l), 1,568 m (a)
Entre-eixos: 2,753 m
Pneus: 205/60 R15
Caçamba: 924 litros
Tanque: 55 litros
Peso: 1.057 kg 0-100 km/h: 10s8 (g) e 10s5 (e)
Vel. máxima: 174 km/h (g) e 176 km/h (e)
Consumo cidade: 10,7 km/l (g) e 7,3 km/l (e)
Consumo estrada: 11,5 km/l (g) e 8,3 km/l (e)
Nota do Inmetro: B (categoria Carga Derivado)

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar